Teste de Instalação do Second Life no ReactOS 0.3.9


Apesar de na semana passada ter sido anunciado o fim da versão brasileira do Second Life – a empresa que prestava suporte ao mundo virtual desistiu da empreitada, o mundo virtual continua na ativa e funcionando normalmente, bastando baixar o programa e instalar no computador para ter acesso ao ambiente. Como há muito tempo abandonei meu Avatar no Second Life a própria sorte – quem sabe um dia arrume alguma coisa útil para fazer com ele, aproveitei a noticia para checar as atualizações na plataforma; para isso tentei instalar o Second Life (a ultima versão disponível no site era a 1.23.4.123908) no ReactOS 0.3.9 emulado em máquina virtual VirtualBox.

Instalação

A instalação do Second Life ocorreu sem problemas, tendo sido todos os arquivos copiados para a árvore do sistema. Ao tentar iniciar o programa, é exibido mensagem de que o mesmo precisa do DirectX 9.0B ou superior, mas que pode funcionar sem, perguntando se desejaríamos continuar (a iniciar o programa). Apos a confirmação uma segunda mensagem foi exibida informando que o Second Life só funciona com resolução de 32Bits.

O executável de instalação do Second Life inicializa sem problemas no ReactOS.

A instalação é concluída com sucesso e sem nenhuma mensagem de erro.

Ao tentar iniciar o programa é exibido uma tela de advertência informando que o Second Life precisa do DirectX 9.0B ou versão superior, mas que pode ser iniciado sem ele.

Ao tentarmos iniciar o programa foi exibido mensagem de que o Second Life só funciona na resolução de 32Bits.

Configurando

Como o ReactOS por padrão apos a instalação é configurado com a resolução de 16Bits, alterei a configuração do monitor em propriedades de vídeo para 32Bits e reiniciei o sistema esperando com isso conseguir rodar o Second Life. Apos reiniciado o ReactOS, a tentativa de iniciar o Second Life foi frustrada pela exibição das mesmas mensagens de que o sistema precisa de uma resolução de 32Bits. Como o teste foi feito em maquina virtual VirtualBox e nenhum adaptador de vídeo foi configurado – ainda não é possível instalar os drives do VirtualBox no ReactOS, não foi possível inicializar o Second Life.

Conclusão

O Second Life instalou sem problemas no ReactOS, mas não consegui rodar o programa porque na maquina virtual utilizada para o teste não é possível configurar um adaptador (placa) de vídeo. Para tirar a duvida o teste terá que ser refeito em hardware fisico. Caso algum leitor tenha conseguido executar o Second Life no ReactOS, deixe suas impressões nos comentários.

Anúncios

One thought on “Teste de Instalação do Second Life no ReactOS 0.3.9

  1. Discorda da parte que diz q os drives do VirtualBox não podem ser instalados no ReactOS, podem sim e funcionam perfeitamente. Eu mesmo ja fiz o teste e todos os dipositivos foram instalados, inclusive a placa de video. A única diferença em relação ai windows é que o instalador dos drives deve ser iniciado manualmente, pois o ReactOS ainda não interpleta o arquivo autorun.inf.

Os comentários estão desativados.