Teste de compatibilidade de hardware – Notebook Lenovo IdeaPad 3000 G530


Recentemente adquiri um novo modelo de notebook para uso pessoal, Lenovo IdeaPad 3000 G530, e aproveitei para fazer o teste com o Live CD do ReactOS 0.3.10 quanto à compatibilidade de hardware; boa oportunidade para testar se este modelo de notebook da Lenovo se mostraria incompatível como ocorreu com o teste anterior com um  ThinkPad T61 (leia mais aqui). Em relação aos outros modelos testados pelo blog, de diferencial este modelo de notebook possuia tela com luz de fundo de LED, conexão para vídeo HDMI e conexão BlueTooth.

A configuração básica do Lenovo IdeaPad 3000 G530 testado era:

  • Processador: Intel Pentium Dual Core 2.2GHZ;
  • Memória RAM: 2GB;
  • Memória de vídeo: Chipset Intel 4500H de 256MB;
  • Disco rígido: 250GB SATA;
  • Drive de disco: DVD-RW;
  • Tela: 15,4″ Widescreen 16:10.

Na primeira tentativa de rodar o ReactOS 0.3.10, o sistema travou na tela que carrega os drivers de dispositivo, imagem abaixo:

Como diversos leitores tem relatado insucessos ao tentar instalar ou rodar o live CD do ReactOS em computadores com disco rígidos no padrão SATA, mudei o modo que o disco SATA é reconhecido pelo sistema usando a emulação do padrão IDE permitido na configuração da BIOS da placa-mãe – a maioria das placas recentes oferece esta opção que também é necessária para instalar o Windows XP, por exemplo. Mesmo assim o sistema trava no mesmo ponto, mostrando o Lenovo G530 ser o segundo notebook testado da marca que não passa no teste de compatibilidade de hardware com o ReactOS.

Mesmo alterando a configuração do disco na BIOS da placa-mãe, não foi possivel rodar o Live CD do ReactOS.

Fica a pergunta: algum leitor conseguiu instalar ou rodar o Live CD do ReactOS em um notebook da Lenovo?

2 thoughts on “Teste de compatibilidade de hardware – Notebook Lenovo IdeaPad 3000 G530

  1. Ja usei o ReactOS , eh bom , gostei , mas nao cheguei a instalar jogos ou programas, o linux eh otimo mas como desktop, hoje ate tem jogos bacanas pra ele (ate agora falemos nada sobre emulação hehehehe) pra um programador tambem é muito bom, infinidades de coisas ja usei ele pra isso mas para um designer acho que ele ainda peca muito, nao chegar a deixar na mao mas eh basicão, e quando se fala de S.O. alternativo os que levatam a bandeira sao os programadores, mas os designers.

    Se tivessem um suporte melhor acho q alavancaria o sistema da marginalidade, porque mal ou bem uma pessoa compra e ja manda formata e mete o “windows jack sparrow”. E são os usuarios alternativos que convencem os usuarios normais a migrar, o caso do React eh uma luz no meio desse impasse.

    Entre um Mac e um Pc, acho q faz o Mac ser superior é o sistema, nao desmerecendo o hardware claro. O linux é uma opçao , eu acho mas ele ainda nao tem vazão pra necessidade de todos, mas ta muito melhor so que para voce aderir a ele tem que migrar para todos seus softwares livres para melhor adequaçao eu creio.

    Mas eu acredito que o React tem condiçoes de crescer e popularizar, eu mesmo tenho um monte de jogos encalhados de windows 98 que nao rodam no XP, pra mim seria uma soluçao fora os programas atuais. Problema que persiste é, voce migra para um Sistema Operacional Gratuito, mas ainda usar muitos softwares pagos,o primeiro passo ta sendo dado, num futuro bem proximo sera resolvido isso eu espero, mas isso é outra historia…

Comentários encerrados.