Instalando os adicionais para convidados do VirtualBox no ReactOS 0.3.10


Nos últimos testes com o ReactOS temos utilizado mais a maquina virtual VirtualBox, devido as opções avançadas de configuração da mesma. Tanto a VirtualBox quanto a maquina virtual VMware possuem drivers para que seus dispositivos virtuais funcionem corretamente com os sistemas operacionais instalados nelas – normalmente drivers para Windows e Linux, os sistemas mais usados em virtualização. No teste de instalação do Second Life (leia mais aqui), foi relatado que os ‘adicionais para convidados’ do VirtualBox (os drivers para o sistema convidado), não instalaram, mas um leitor entrou em contato informando ser possível a instalação usando a imagem ISO que contem os drivers, disponíveis na arvore de instalação do VirtualBox que fica por padrão na pasta ‘app32’ do programa (na instalacao no Windows).

Este tutorial leva em consideração que você já tem o ReactOS instalado em uma maquina virtual VirtualBox. Caso ainda não possua, veja como criar uma no artigo Instalando o ReactOS no VirtualBox no Windows XP e no Ubuntu, parte I e II.

Montando a imagem ISO

Para poder instalar os drivers de dispositivos usando o adicional para convidados do VirtualBox, basta configurar o dispositivo de CD/DVD-Rom para montar a imagem ISO, seguindo os passos descritos abaixo:

Na janela do VirtualBox, primeiramente clique na opção Configurações.

Selecione a opção CD/DVD-ROM.

Marque as opções Montar Drive de CD/DVD e Arquivo de imagem ISO. Clique no ícone da pasta amarela onde está a opção <sem mídia>.

Uma nova janela irá se abrir. Clique no ícone Acrescentar para acrescentar a imagem ISO de CD/DVD que irá ser usada.

Abrirá mais uma janela para selecionarmos a imagem. Navegue até a pasta app32 nos arquivos de instalação do VirtualBox que devem estar dentro da pasta Arquivos de programas na árvore de sistema do Windows XP...

e clique no botão Selecionar na janela do VirtualBox.

Na janela de configuração de CD/DVD-ROM, clique em OK para usar a imagem ISO selecionada.

Instalando os drivers na máquina virtual

Feito a configuração da montagem da imagem ISO que contém os drivers de dispositivos, inicie a máquina virtual para que seja possível instalar os drivers no ReactOS:

No ReactOS, acesse o CD-ROM e execute o arquivo VBoxWindowsAdditions.exe,

Os drivers serão instalados normalmente, como se o fossem no Windows.

No final da instalação será necessário reiniciar o ReactOS.

Configurando o vídeo

Depois de instalado os drivers e reiniciado o ReactOS, a resolução de vídeo apresentada será a de 640×320. Para configurar a resolução correta, acesse as configurações de vídeo no painel de controle e selecione primeiro o modo de 32Bits e reinicie a máquina virtual, depois acesse pela segunda vez e mude a resolução – nos testes que realizamos não foi possível selecionar as duas configurações ao mesmo tempo.

A resolução de vídeo após reiniciado o sistema foi de 640x320. Altere as opções nas propriedades de vídeo no painel de controle do ReactOS.

ReactOS com a resolução de 1024x768.

Resolução de 1280×800

Como nota, fica a informação de que após termos configurado a resolução da tela para 1024×768, o valor máximo disponibilizado pelo driver de vídeo para o VirtualBox, e reiniciado o ReactOS, um valor superior estava disponível, de 1280×800 que é o que correspondia a tela do notebook que foi usado no teste. Após selecionado este novo valor e reiniciado novamente o sistema, enfim o ReactOS instalado em maquina virtual VirtualBox ficou com a resolução correta de nossa máquina. O senão é que depois de desligada e iniciada a máquina virtual, a resolução foi perdida e voltou para o valor inicial de 640×320.

ReactOS rodando em máquina virtual VirtualBox e com a resolução nativa de tela do notebook usado no teste.

Conclusão

A instalação dos drivers de dispositivos da máquina virtual VirtualBox se mostrou um sucesso no ReactOS, mas há problemas com a configuração de resolução da tela e por algumas vezes o ponteiro do mouse sumiu por alguns instantes. Em relação ao desempenho, nada foi percebido de diferente quando do uso ou não de tais drivers. Qual a vantagem então em usá-los? Essa resposta tivemos ao refazer o teste de instalação do Second Life onde o programa reconheceu a resolução de vídeo de 32Bits corretamente e foi possível iniciá-lo.

Anúncios

One thought on “Instalando os adicionais para convidados do VirtualBox no ReactOS 0.3.10

  1. Instalei o ReactOS em uma máquina virtual com VirtualBox. Tentei instalar os adicionais para convidado e sempre aparece a mensagem que devo executar o sistema em modo de segurança (Safe Mode). Como faço isso? Aperto F8 na hora do Boot, aparece a opção, mas quando teclo Enter ele carrega o React normal.

Os comentários estão desativados.