Quake 2 no ReactOS 0.3.10!


Nesse final de semana, realizei testes com o Quake 2 rodando no ReactOS 0.3.10, tudo em uma máquina virtual do VMWare.

Primeiras impressões:

  1. A instalação convencional não funciona (realizei testes com a versão full do Quake2)
  2. Para rodá-lo no ReactOS, primeiro instale o jogo no Windows, copie a pasta para onde você instalou o jogo para dentro de uma pasta no ReactOS, para isso eu uso o VMWare e seu montador de partições.
  3. Não esqueça de deixar o CD do Quake no drive, mesmo fazendo a instalação completa, o jogo faz referência as faixas de áudio que nele existem.

O jogo roda perfeito, com relação aos modos de vídeo, consegui realizar testes com o modo de renderização via Software e com o default OpenGL.

Usando o software Renderer, o gráfico é mais rápido, fluindo em tempo-real e jogável, porém com os gráficos muito quadrados, sem nenhuma filtragem (bilinear por exemplo) e meio sem vida.

Usando o default OpenGL, o jogo fica outro, gráficos muito bons,  com filtragem, sem pixels quadrados, porém com a velocidade comprometida. A explicação para a velocidade é óbvia, realizei os testes em uma máquina virtual e o ReactOS não possui ainda os drivers de vídeo para a placa virtual, na realidade ainda não é possível instalar o WMWare Tools.

Como ainda não há suporte no ReactOS para som no VMWare, não foi possível testar essa parte.

Só um detalhe, o jogo sofre do mesmo problema do Unreal Tournament, quando se pressiona uma tecla ou até mesmo o botão direito do mouse para atirar, a mesma permanece pressionada mesmo já tendo soltado a tecla, talvez um bug na API do ReactOS que cuida da parte de entrada (teclado, mouse, etc)

Abaixo alguns screenshoots feitos por mim, pretendo se possível realizar os mesmos testes em uma máquina real, inclusive para analisar a parte de áudio:

Autor: DnlWild

Anúncios