Áudio e vídeo no ReactOS 0.3.10


No artigo referente ao lançamento do ReactOS 0.3.10 feito ontem (leia aqui), falamos que os desenvolvedores disponibilizaram um drive de áudio para maquina virtual VirtualBox na ferramenta de downloads disponível no ReactOS. Resolvemos então testar a compatibilidade do ReactOS 0.3.10 tanto para áudio quanto para vídeo emulando o mesmo em maquina VirtualBox e as surpresas foram muito boas, apesar de ainda haverem alguns bugs.

Primeiramente, para poder extrair o driver do arquivo executável e instalar o mesmo na arvore do ReactOS apos baixado da ferramenta de download – o arquivo fica salvo na pasta C:/Downloader, foi necessário usar o prompt de comando para mover o executável para a pasta ReactOS para extrai-lo lá, visto que pelo modo gráfico não foi possível devido a um bug conhecido do ReactOS que não permite mover arquivos entre pastas utilizando o ‘Explorer’ do sistema.

Para mover o arquivo executável com o drive afim de extrai-lo na pasta do ReactOS, foi necessario usar o prompt de comando. Para aqueles que se esqueceram dos comandos e só usar o move nome-do-arquivo nome-do-diretório: move ac97_vbox.exe C:/ReactOS.

Movido o arquivo executável com o drive, foi só extrai-lo e reiniciar o sistema para que fosse solicitado os drivers de áudio apos habilitar a opção de áudio em configurações da máquina virtual VirtualBox. Os drivers foram instalados e reconhecidos corretamente como mostram as imagens abaixo:

O assistente para instalação de dispositivos solicitou o drive de áudio e reconheceu corretamente o driver disponibilizado pelos desenvolvedores do ReactOS.

Em Gerenciador de Dispositivos, vemos que o driver de áudio foi reconhecido corretamente.

Instalado o driver de áudio corretamente, foi necessario instalar no ReactOS um player de áudio e vídeo que fosse compatível com os formatos de arquivos que iriamos executar, musicas em MP3 e vídeo em AVI. Como o MediaPlayer disponibilizado no ReactOS (disponível no sistema ha umas duas versões atrás) não reconhece o formato MP3, seguimos novamente a sugestão dos desenvolvedores e baixamos e instalamos o VLC 0.8.0 também disponibilizado na ferramenta de downloads do ReactOS. A instalação do VLC ocorreu normalmente e para nossa surpresa foi possível executar o programa; a evolução do ReactOS nestas duas ultimas versões (0.3.9 e 0.3.10) é notável visto que dos testes anteriores com o VLC, em todas elas o programa causou “tela azul da morte” no sistema.

A versão do VLC utilizada no teste foi a indicada pela ferramenta de downloads disponível no ReactOS, a 0.8.0 - atualmente o VLC esta na versão 0.9.9.

Como nos demais testes, o VLC instalou corretamente no ReactOS...

...a surpresa é que desta vez foi possível executar o programa normalmente no sistema.

Hora da verdade

Driver de áudio e media player instalados, chegou a hora da verdade; estaria o ReactOS pronto para tocar musica e rodar vídeo? Para nossa surpresa, a resposta foi sim! Não que duvidássemos da capacidade de seus desenvolvedores, mas como o desenvolvimento do sistema foi um pouco lento na séries 0.2 e estamos no final da série 0.3, achávamos que tais funcionalidades ficariam somente para a série 0.4 que deve ser lancada no final de agosto.

Para o teste executamos musicas em MP3 da banda Pearl Jam (ripadas de um CD original para o formato MP3) e o filme que deu inicio a série Battlestar Galactica no formato AVI baixado na Internet*. Os vídeos abaixo falam por si só.

No primeiro vídeo temos a musica ‘Alive’ do Pearl Jam sendo executada. A qualidade da execução ainda não esta boa, saindo o som muito picado. Pode ser que o problema seja devido estarmos executando o ReactOS em maquina virtual VirtualBox, mas como poderemos ver no próximo vídeo, o filme rodado em tela cheia foi executado normalmente havendo problemas apenas com o áudio.

No segundo vídeo a qualidade de execução do filme no formato AVI é perfeita, mas há problemas com o áudio que não é reproduzido corretamente. Ao tentar colocar o vídeo em tela cheia ha um bug do VLC no ReactOS que não permite clicar nos menus com o mouse, mas conseguimos usando o teclado – difícil depois foi voltar para a tela normal pois o comando ESC não era aceito.

A cereja do bolo

Para completar os recursos multimídia no ReactOS, faltava ao mesmo a capacidade de executar vídeos em sites na Internet. Novamente fomos positivamente surpreendidos ao tentar instalar o Adobe Flash Player no Firefox 2.0 que foi instalado no ReactOS 0.3.10 para os testes, visto que em tentativas anteriores o mesmo não instalou.

Adobe Falsh Player instalou corretamente no Firefox 2.0 instalado no ReactOS 0.3.10.

No terceiro vídeo de exemplo, temos um vídeo em flash rodando no Firefox 2.0 instalado no ReactOS 0.3.10. O vídeo não fluiu bem e em certo ponto congelou o sistema.

Conclusão

Mesmo os recursos de áudio ainda não estando disponíveis por padrão nesta versão do ReactOS, é possível habilita-los no ReatOS instalado em maquina virtual VirtualBox com poucas configurações e executar áudio e vídeo no sistema como mostrado neste artigo. Apesar da qualidade do áudio ainda não estar boa, o esforço na disponibilização do recurso mostra que seus desenvolvedores estão trabalhando no sistema e que é uma questão de poucas versões mais para o mesmo estar implementado por padrão.

*Em momento algum o blog ReactOS Brasil recomenda a cópia de arquivos na Internet, tendo o mesmo sido feito para fins de teste e o mesmo deletado do computador após concluído este artigo.

Anúncios

2 thoughts on “Áudio e vídeo no ReactOS 0.3.10

  1. Muito bom. Vemos uma evolução no ReactOS. Isso me deixa muito contente.

  2. Sempre botei fé no ReactOS. Eu torço que logo ele possa ser usado no dia a dia. Mas sei que o caminho é longo e complicado.

    Abraços

Comentários encerrados.