Chrome 2.0 Beta x IE8 Final x Firefox 3.1 Beta 3 no ReactOS 0.3.8


No final da semana passada foi lançado o novo Internet Explorer 8, navegador para Internet da Microsoft que domina o mercado a muitos anos. Como agora é possível baixar e instalar a versão do navegador sem precisar fazer a verificação de autenticidade do Windows, que foi exigido para a versão 7, baixei uma copia do programa para testar a compatibilidade do mesmo com o ReactOS. Aproveitei e realizei um comparativo com as futuras versões de dois concorrentes, o Firefox 3.1 que deve sair do Beta até o meio do ano e possui mais de 20% do mercado de navegadores e o Google Chrome 2.0, navegador com pouco tempo de vida e que tenta conquistar seu espaço.

Internet Explorer 8 Final

O motivo pelo qual resolvi fazer um comparativo e não somente um teste com o IE8 foi por já esperar que o navegador da Microsoft não instalasse no ReactOS, ao que o artigo seria muito pobre. O motivo dessa certeza vem do fato de que ha 2 anos estou testando diversos programas com o sistema e os únicos que nunca tiveram sucesso na instalação foram os da Microsoft, ao que com o IE8 não foi diferente. O instalador do programa até tenta inciar a instalação, mas a mesma é abortada com mensagem de erro de alocação de memoria como pode ser visto nas imagens abaixo:

O instalador do Internet Explorer 8 tenda copiar os arquivos para a memoria para iniciar a instalação,

mas a mesma é abortada com erro genérico de alocação de memoria.

Google Chrome 2.0 Beta

No teste anterior com o Google Chrome (leia mais aqui) o instalador sequer conseguiu inicializar no ReactOS. Na tentativa de instalação da versão 2.0 Beta houve uma pequena melhora, ao menos o instalador do programa inicializa, mas logo em seguida emite mensagem de erro de conexão com a Internet. Apesar do teste ter sido feito com o ReactOS 0.3.8 em maquina virtual VMWare, a rede estava configurada como NAT e era para a conexão com a Internet ter sido reconhecida – minutos antes havia baixado o Firefox 3.1 Beta 3 pelo ReactOS e a conexão com a Internet estava ativa. Repeti o teste 3 vezes e cheguei a conclusão que o problema ainda é com o instalador do Google Chorme, também não sendo possível desta vez instalar o navegador do Google no ReactOS.

O instalador do Google Chrome tenta baixar os arquivos da Internet para continuar a instalação...

...mas não consegue 'achar' a conexão e aborta o processo...

Firefox 3.1 Beta 3

O Firefox tem um histórico de altos e baixos com o ReactOS. A versão 1.5 instala corretamente mas sofre de instabilidade, ora travando, ora provocando tela azul. Já o Firefox 2 apresenta melhor comportamento mas com o uso congela o sistema. O Firefox 3 já testado anteriormente, apresentou problemas com a interface gráfica ao que o mesmo se repetiu com esta versão 3.1. A instalação em si é redonda e o navegador parece funcionar perfeitamente, mas depois de algum tempo começa a apresentar problemas com a sua interface, sumindo todos os caracteres, botões e textos dos menus, além das fontes serem exibidas como caracteres diversos e não palavras.

A instalação do Firefox flui normalmente...

... mas depois de alguns minutos de uso começam a aparecer problemas com a interface do programa. Na imagem abaixo a fonte já sofreu alterações e algumas palavras ficam ilegíveis.

Conclusão

Ainda não temos um navegador que funcione perfeitamente no ReactOS, sendo o que apresenta melhor compatibilidade – mas não total, o Firefox 2.0. Farei um levantamento de navegadores alternativos disponíveis, aqueles que nem sabemos que existem, para um próximo teste, afim de verificar qual a melhor opção para rodar no ‘nosso’ sistema. Alguma sugestão?

Anúncios