ReactOS está pronto para a fase Beta?


Para aqueles que acompanham de perto o desenvolvimento do projeto ReactOS, a versão 0.4 do sistema era aguardada com alguma ansiedade por ter sido anunciado anteriormente que a partir desta versão o sistema entraria em fase Beta de desenvolvimento. Recentemente parece que os planos foram alterados e a série 0.4 ainda continuará marcada como Alpha enquanto a série 0.5 é que passará a ser Beta. Tal alteração pode ser vista na nota no site oficial do projeto:

“Medium-term plan

The coming 0.4 release series will still stay in alpha stage, and 0.5 release series will be marked as beta, meaning a system which is suitable for every day use.”

Tradução literal:

“Planos a médio-prazo

A futura série 0.4 continuará em estágio alpha, e a série 0.5 será marcada como beta, produzindo um sistema que poderá ser usado no dia-a-dia.”

Análise

Para nós do blog ReactOS Brasil está pareceu uma decisão sensata, visto que o sistema ao nosso ver ainda não esta pronto para entrar em fase beta –  fase que antecede o lançamento e onde apenas são corrigidos problemas e congelados os desenvolvimentos. Dos diversos testes que temos realizados até o momento, a compatibilidade de hardware parece caminhar mais rápido do que a compatibilidade de programas (o grande chamariz para o sistema visto que a intenção da criação do projeto é substituir o Windows da Microsoft e permitir aos usuários utilizar os programas para Windows no ReactOS), e mesmo assim ainda não sendo compatível com diversos dispositivos e aplicativos.

Apoio

Como todo desenvolvimento comunitário, o projeto ReactOS caminha em um ritmo próprio, muitas vezes não no ritmo desejado pelos usuários, interessados e curiosos no sistema, mas no ritmo determinado pela disponibilidade dos seus programadores em desenvolver o sistema. Invariavelmente este desenvolvimento depende do apoio de todos (*), principalmente financeiramente, ao que todos os interessados deveriam contribuir. No passado cheguei a contribuir individualmente no projeto a media de R$50 a 100,00 por mês (dependendo da disponibilidade), ao que hoje tento me organizar para voltar a contribuir com um valor mensal superior. Ao leitor que tenha uma sobra financeira em seu orçamento recomendo o investimento no projeto, visto que o mesmo entrando em produção todos iremos colher o retorno ao não mais dispender valores no sistema concorrente e que sempre tem seu preço embutido em toda nova compra de um computador.

Vamos aguardar para ver o que as próximas versões do sistema nos reservam.

*Saiba com contribuir com o projeto.

Anúncios

2 thoughts on “ReactOS está pronto para a fase Beta?

  1. Esse projeto é muito interessante, assim como o JNode e o Haiku, de todo caso quem quiser aprender como funciona o SO da Microsoft além de poder usurfruir mais do potencial recomendo partiipar do projeto ReactOS.

  2. “Para nós do blog ReactOS Brasil esta pareceu uma decisão sensata, visto que o sistema ao nosso ver ainda não esta pronto para entrar em fase beta”

    Com certeza. Falou tudo. Apesar de impressionar a cada versão pela estabilidade, ele ainda não está maduro.

Os comentários estão desativados.