Primeiras impressões do ReactOS 0.3.8


Hoje baixei o arquivo ISO com a imagem do ReactOS 0.3.8 e testei o sistema em maquina virtual VMWare para conferir as novidades desta nova versão; os testes de instalação em computador físico ficaram para o final de semana.

A primeira surpresa ao iniciar esta nova versão foi o novo papel de parede, esperava ver o ‘nosso’ tradicional lago, ao que surgiu uma imagem ‘a la Vista’ em tons grafites com o logo do ReactOS meio que nascendo no horizonte… ok, deixando a filosofia de lado, é apenas um novo papel de parede, sic.

O novo papel de parede do ReactOS tem um 'que' de Windows Vista...

Painel de controle

As novidades em cada nova versão do ReactOS sempre se concentram no painel de controle, onde o sistema mais evolui em cada edição. Desta vez não foi diferente. Notei que a opção ‘Folder option’ (opções de pastas) já esta totalmente implementada e parece funcional, muito similar ao que temos no trio Windows 2000/XP/2003. Conforme antecipado no teste da versão de desenvolvimento Trunk Build 39199 ha uma semana atras (leia mais aqui), foi adicionado o recurso ‘Adicionar hardware’; falta testar em computador físico para ver se o mesmo esta funcional. Em ‘Network connection’ vemos que o sistema começa a possuir todos os recursos necessários para o ReactOS funcionar em rede, faltando apenas  o reconhecimento de hardware propriamente dito.

As opções de pasta já parecem estar 100% funcionais.

A opção de adicionar hardware passa a fazer parte do ReactOS 0.3.8.

A implementação das configurações de rede continua avançando nesta nova versão.

Conclusão

Tentando seguir o cronograma oficial do projeto, os desenvolvedores conseguiram entregar esta nova versão apenas com uma semana de atraso do prazo final, que era para o final de janeiro. Para aqueles que tem o habito de testar todas as versões é perceptível sempre a adição de novos recursos, até o dia em que o sistema estará pronto, faltando para tanto apenas uma maior compatibilidade com hardware e programas. Mesmo que devagar, o projeto ReactOS esta avançando.

Anúncios

7 thoughts on “Primeiras impressões do ReactOS 0.3.8

  1. Pingback: Blog ReactOS Brasil apresenta primeiras impressões do ReactOS 0.3.8

  2. A iniciativa é louvável… mas implementar até o pior do Windows é triste. Add Hardware Wizard ? Por que não só plugar o hardware e ele funcionar ?
    E que tal usar o KDE 4.2 como window manager ? 😉

  3. pq a intenção realmente é esta …..

    um dos motivos do linux não emplacar é pq a interface é diferente, e isso gera medo ao usuário comum.

    a maioria das pessoas ficam totalmente perdidas com a simples mudança de um ícone de lugar !

    faça-se um linux com uma interface igual a do windows 🙂

  4. Estou acompanhando as notícias sobre o ReactOS. Quando estive estável o bastante, largo esse Windows aqui. rsrs

  5. Interessante o projeto, acompanhei todas as versões por um tempo mas desisti, está muito imaturo ainda. Gostaria de vê-lo em breve pronto, mas quando estiver pronto parece que o Windows que ele tenta cobrir já estará muito ultrapassado, caso do 2000/XP.

  6. O importante e que ele e baseado na Tecnologia NT, ou seja , ele sera compatível com a maioria dos programas, se roda no Vista no Windows 7 e no Xp, claro que rodara no Reactos, depois de sair da fase beta. Não se ao certo se o Kernel do Vista e Do Windows Seven for o mesmo que o XP com poucas diferenças e a maioria das bibliotecas se mantiverem compatíveis duvido muito do Reactos ficar ultrapassado além dos mais, ao longo do tempo o ReactOS sera compatível com os aplicativos que funcionarem tanto no W7 como No Vista. E só um questão técnica. É um só uma questão de implementação e não de estrutura do sistema. Quando ele ficar compatível (100%) com o Kernel NT sera um pouco menos complicado conseguir compatibilidade com o Vista e W7.

  7. A partir da versão 0.4, teremos um beta. Ou seja, em mais duas versões encerramos o alpha. Estou empolgadíssimo XD
    Vida longa, ROS. Venha com tudo 😉
    To baixando aqui, vou testar.

Comentários encerrados.