Testando a versao Trunk Build 39199 do ReactOS


Depois do fracasso da compatibilidade do ReactOS com o computador novo que montei para o blog (leia o artigo – Parte 1, 2 e 3) resolvi testar a ultima versão Trunk Build disponibilizada na data de ontem pelos desenvolvedores do projeto para ver a quanto anda a evolução do sistema para as próximas versões.

Trunk Builds são as versões de desenvolvimento do ReactOS onde os desenvolvedores acrescentam ou retiram funcionalidades para as versões de lançamento. Estas versões são atualizadas quase que semanalmente e servem para testar a estabilidade e funcionalidade do sistema. A versão disponibilizada ontem foi a 39199 (SVN 0.4), nas versões de instalação e Live CD. O leitor pode baixar as versões acessando essa pagina: http://www.reactos.org/getbuilds/

Testando

O teste de compatibilidade com computador do blog foi feito primeiramente com a versão Live CD, para verificar a compatibilidade da versão com o hardware de nossa maquina. Apos iniciado o sistema e o mesmo carregado na memoria, foi verificado o mesmo problema apresentado pela versão 0.3.7, o computador não da vídeo, confirmando haver alguma incompatibilidade do ReactOS ou com a placa-mãe ASUS ou com a placa de vídeo nVidia – incompatibilidades ainda por serem verificadas. Sendo assim não foi possível testar a versão em computador físico.

O sistema carrega normalmente...

...mas novamente nao da video.

O sistema

Aproveitando a disponibilidade, testei a versão 39199 em maquina virtual VMWare para checar quais novidades o ReactOS nos reserva para as futuras versões.

No painel de controle vemos que foram adicionados as opções ‘Add hardware’ (adicionar hardware), ‘Phone and Modem option’ (opções de telefonia e modem) e ‘User Accounts’ (contas de usuários). Mas não constam as opções ‘Network connection’ (conexões de rede) e ‘Print’ (impressoras) da versão atual, a 0.3.7. Como o intuito das versões Trunk Builds é servir para testes, plenamente aceitável estas adições e remoções.

ReactOS 0.4 SVN - Trunk Build 39199.

As maiores novidades nesta versão de testes são a inclusão de novos recursos no painel de controle.

Na nova opção de ‘adicionar hardware’, vemos que a ferramenta parece estar mais avançada, enquanto em ‘opções de telefonia e modem’ nada acontece ao clicar no ícone e em ‘contas de usuário’ apenas abre-se uma janela sem opções de configuração, que devem ser implementadas nas próximas versões.

A opção para 'adicionar novo hardware' já possui algumas opções de configuração.

Falta testar a funcionalidade da ferramenta.

Em 'opções de telefonia e modem' ainda não foi implementada nenhuma janela.

Em contas de usuarios a janela ja existe, mas por ora sem nenhuma funcionalidade.

Anúncios