Montando um computador para o ReactOS – Ultima parte


Para fechar na  escolha dos componentes que estou usando para a montagem de um novo computador para o blog, que sirva para os testes de compatibilidade com o ReactOS, faltava adquirir um monitor mais atual, visto que no ultimo artigo ficou a duvida se a incompatibilidade do ReactOS com o novo computador era com a placa de vídeo nVidia GeForce FX5200 ou com o monitor CRT de 14″ da UIS, um modelo muito antigo e que estava sendo usado no computador legado (leia sobre a primeira e a segunda parte desde artigo). Adquiri esta semana um monitor CRT de 17″ da Samsung, modelo SyncMaster 753V, aparelho com 2 anos de uso, mas que atende ao proposito de servir para o novo computador de testes do blog.

Teste final

Conjunto todo montado e definido, veio o teste final para retificar as escolhas de hardware para o novo computador para o ReactOS. Devido aos problemas de incompatibilidade percebidos no ultimo teste e que não ficaram claros se a fonte era a placa-mãe ASUS A7V8X-X, a placa de vídeo nVidia GeForce FX5200 ou o monitor, refiz toda a instalação do ‘zero’ neste novo teste.

A instalação como de costume foi bem sucedida, não havendo nenhum problema neste ponto. Mas ao iniciar o ReactOS apos o mesmo ter sido instalado no disco rígido do computador, o mesmo não deu vídeo como no teste anterior. O teste foi repetido com a versão Live CD do ReactOS 0.3.7 também, sem resultados. Ao menos descartei o problema de incompatibilidade do ReactOS com o monitor UIS que usava ate então no computador antigo, mas que em conjunto com a placa de vídeo nVidia FX5200 poderia ser a fonte de problema, visto o mesmo não suportar resoluções maiores que 800×600. Ja que usando uma placa de vídeo PCI foi possível instalar e inicializar o ReactOS no primeiro teste, mesmo que o vídeo não tenha sido configurado corretamente, a duvida permaneceu, não sendo possível até o momento afirmar se o problema de compatibilidade é com a placa-mãe ASUS ou com a placa de vídeo nVidia.

Com o uso do live CD percebemos que o sistema carrega normalmente...

...mas depois não da vídeo.

Conclusão

A montagem de um computador, hoje, para uso com o ReactOS requer um pouco mais de esforco por parte do usuario que queira testar o sistema em hardware fisico. Nenhum demerito contra o sistema em si, o mesmo esta em fase alpha de desenvolvimento e nesta fase é comum o uso de emuladores para contornar problemas de compatibilidade com hardware em geral. O conjunto de componentes escolhidos para este novo computador que esta sendo montado para os testes do blog mostrou que ha uma incompatibilidade em duas pecas chaves, placa-mae e placa de video. Para sanar este problema terei que investigar um pouco mais, trocando tanto a placa de video, mais facil em um prmeiro momento, quanto a placa-mae caso o problema nao seja resolvido. Por hora dou por encerrado este artigo e prosseguirei com as atividades do blog utilizando maquina virtual VMWare para os testes com programas. Assim que a incompatibilidade de hardware de nosso computador tiver sido sanada, posto um novo artigo falando a respeito.

Anúncios