BROffice 3.0 X Office 2007 no ReactOS 0.3.7


Retomando os testes de instalação de programas no ReactOS, venho tardiamente testar a compatibilidade da nova versão do BROffice lancada no ano passado, a 3.0, com o sistema. Aproveitei para comparar a compatibilidade do mesmo com a do Microsoft Office 2007 (versão Trial de testes) que ficou de fora do ultimo teste com pacotes de escritório feito com as versões 0.3.3 e 0.3.6 do ReactOS.

BROffice 3.0

Nos testes anteriores com o pacote de escritório, a instalação foi errática com a versão 2.3 do BROffice (no ReactOS 0.3.3) e não concluída com a versão 2.4 (no ReactOS 0.3.6). Neste teste o comportamento do programa foi similar ao do BROffice 2.4, tendo a instalação iniciado, porem terminado o processo em ‘tela azul da morte’… Não houve evolução portanto da compatibilidade do BROffice com o ReactOS desde o ultimo teste.

A instalação do BROffice 3.0 começa bem no ReactOS 0.3.7.

Mas termina em tela azul com a mensagem de erro de 'CACHE_MANAGER'.

Office 2007

Como tem sido uma constante nos teste com programas da Microsoft, o instalador do Office 2007 sequer iniciou no ReactOS. Esta versão Trial (de testes) de 60 dias é disponibilizada em 02 arquivos no site do produto. Tentei executar o segundo arquivo, mas apesar deste iniciar o processo de instalação, ele reclama a presença do Outlook 2007 que deveria já estar instalado no sistema, fornecido no primeiro arquivo de instalação.

O segundo arquivo do Office 2007 inicia a instalação...

...mas pede por um recurso que deveria ter sido instalado pelo primeiro arquivo.

Conclusão

Não houve nenhuma mudança ou evolução no ReactOS da versão 0.3.3 a atual 0.3.7, com relação a compatibilidade com os 2 pacotes de escritórios mais usados em computadores. A alternativa até o momento continua sendo o uso do AbiWord, programa para edição de texto não tao popular quanto os 2 citados, mas que tem apresentado evolução no uso com o ReactOS.

Anúncios