Montando um computador para o ReactOS – Parte II


Hoje recebi a placa de vídeo para o novo computador que estou montado para o blog para os testes com o ReactOS. Conforme adiantado, a placa adquirida foi uma nVidia GeForce FX5200 no padrão AGP8x, que é o padrão suportado pela placa-mãe ASUS A7V8X-X que esta sendo usada neste novo computador (leia mais sobre a primeira parte deste artigo). Montado a placa de vídeo no computador, refiz a instalação do ReactOS 0.3.7 para ver se o sistema reconhecia a nova placa de vídeo.

O modelo de placa de video adquirida para o computador que esta sendo montado para os testes do blog e uma nVidia FX5200.

A placa de video montada no novo computador de testes.


A instalação do ReactOS ocorreu normalmente, mas para minha surpresa, apos carregado o sistema depois do mesmo instalado no disco rígido, o monitor não deu vídeo, ficando a luz do mesmo verde – indicativo de que o sistema iniciou, mas que o vídeo não foi reconhecido pelo sistema ou que a resolução do mesmo não esta correta. Repeti o teste com a versão Live CD do ReactOS 0.3.7 e o resultado foi o mesmo.

A instalação do ReactOS 0.3.7 ocorreu normalmente…

…mas depois nao da video.

Como o monitor que esta sendo usado até o momento é um modelo muito antigo, um UIS CRT de 14″ herdado do computador antigo e já sabido também não dar vídeo quando usado em computadores com Windows XP por não suportar resoluções mais altas que 800×600 pixels, fiquei na duvida se o problema é com o ReactOS que não reconheceu a placa de vídeo nVidia GeForce FX5200 ou a resolução do monitor que é muito baixa para funcionar com esta placa de video – apesar de pela experiencia acreditar que o sistema deveria ter inicializado mesmo que fosse com uma resolução baixa como VGA, por exemplo. Como curiosidade fica registrado o fato de que o monitor funcionou corretamente quando testei o conjunto com a versão Live do Ubuntu 8.04 LTS…

Enquanto o ReactOS e o Windows XP não se deram bem com o conjunto placa de video nVidia e monitor CRT de 14″ da UIS, o Ubuntu conseguiu digerir o mesmo sem problemas…

Como a aquisição de um monitor mais novo também estava nos planos junto com a montagem do novo computador para o blog, até a semana que vem já terei adquirido um monitor mais novo (seja um de tela plana LCD de 15″ ou um CRT de 17″ – ainda não decidi), ficando a conclusão do teste para a ultima parte deste artigo, onde saberemos se o ReactOS é compatível com a placa-mãe ASUS A7V8X-X e com a placa de vídeo nVidia GeForce FX5200. Caso o ultimo teste seja um fracasso, então começaremos a testar outros modelos de placas-mãe e de vídeo até acertarmos em um conjunto que possa ser usado como plataforma de testes para o blog.

Anúncios