Teste de compatibilidade de hardware – Notebook IBM ThinkPad 600


Conforme prometido no artigo sobre a retrospectiva 2008, tentarei neste ano intensificar os testes com hardware. E neste primeiro artigo de 2009 escrevo sobre o teste de instalação do ReactOS 0.3.7 em um notebook IBM Pentium 2, modelo ThinkPad série 600. Diferentemente dos testes anteriores com notebooks onde apenas foi usado o Live CD do ReactOS, neste teste realizei a instalação do sistema no disco rígido do notebook. Como curiosidade, este modelo de notebook possui 32MB de memoria RAM soldado na placa-mãe, além de 02 slots para memoria tipo DIMM PC100.

A configuração básica deste notebook é:

  • Processador: Intel Pentium II 265MHZ;
  • Memoria RAM: 160MB DIMM PC100;
  • Memoria de vídeo: 8MB compartilhada;
  • Disco rígido: 4GB IDE:
  • Drive de disco: CD-Rom;
  • Tela: 13,3″.

Mesmo sendo este o primeiro notebook em que tenho a possibilidade de instalar o ReactOS no disco rígido, decidi realizar o teste de emulação com a versão Live CD do ReactOS 0.3.7 antes de instalar o sistema propriamente dito. Com o Live CD o teste não foi bem sucedido, após carregar o sistema na memoria e depois de inicializado, é exibido mensagem de erro de alocação de memoria, como pode ser visto na imagem abaixo. Desta forma o menu principal não foi exibido e não consegui usar o sistema.

O uso do Live CD no ThinkPad serie 600 não foi bem sucedido.

Instalação

Se o teste com o Live CD não foi bem sucedido, o mesmo não pode ser dito da instalação do ReactOS no disco rígido do ThinkPad 600. A instalação não só foi bem sucedida, como o trackball (dispositivo apontador que faz as vezes de mouse) funcionou perfeitamente, ao contrario do que aconteceu no teste com o ThinkPad T61 (leia mais aqui), modelo mais novo da série ThinkPad agora produzido pela Lenovo testado no ano passado. Após instalado e reiniciado o sistema pela primeira vez, a resolução da tela não estava correta, mas bastou ajustar o valor para 1024×768 e reiniciar o computador para que a tela ficasse na resolução ideal, isso sem precisar instalar nenhum driver, ao contrario do que ocorre com o Windows. Realmente fiquei surpreso com o resultado do teste. A impressão geral foi de que no notebook ThinkPad série 600 o ReactOS rodava mais redondo do que no desktop dedicado que o blog possui para os testes.

A instalação do ReactOS 0.3.7 no notebook IBM ThinkPad 600 ocorreu sem problemas.

A instalação foi bem sucedida, apesar da resolução incorreta da tela.

Alterando a resolução da tela do ReactOS para 1024x768.

ReactOS 0.3.7 rodando corretamente no notebook IBM ThinkPad 600.

Conclusão

Como o notebook era emprestado, não foi possível aprofundar os testes. Faltou verificar se todos os dispositivos haviam sido reconhecidos corretamente – notei apenas que o USB não havia sido reconhecido, bem como se a hibernação do sistema estava funcional, recurso muito útil em notebooks.

Para todos os efeitos, fica aqui registrado o sucesso da instalacao do ReactOS 0.3.7 no notebook IBM ThinkPad 600.

Uma resposta para “Teste de compatibilidade de hardware – Notebook IBM ThinkPad 600

  1. Eu torço muito pelo sucesso do ReactOS, em que eu puder ajudar no desenvolvimente do sistema, estaria a disposição. A idéia do projeto é excelente!

Comentários encerrados.