Retrospectiva 2008 do Blog ReactOS Brasil


Passado a turbulência da mal fadada migração do blog (leia mais aqui), estou tentando voltar as atividades normais de acompanhar o andamento do projeto ReactOS. Como é quase fim de ano e não ha muitas novidades, resolvi fazer uma retrospectiva do que aconteceu este ano no blog e no ReactOS, como já e comum em muitas mídias neste período.

Evolução do sistema

Este ano testamos basicamente 4 versões do ReactOS, da versão numero 0.3.4 a 0.3.7. A evolução do sistema é perceptível por aqueles que tem o habito de acompanhar o desenvolvimento do ReactOS. Em cada nova versão sempre é percebido um recurso novo que foi implementado e que não havia na versão anterior. Cada vez o sistema fica mais parecido (em termos de funcionalidades) com o Windows, mais notadamente com a versão 2000 Professional do sistema da Microsoft.

Nos links abaixo você leitor poderá relembrar alguns dos testes e apresentações feitos pelo blog das versões do ReactOS:

– Teste da versão 0.3.4. Parte I e parte II;
Teste da versão 0.3.5;
Teste da versão 0.3.6;
Teste da versão 0.3.7.

Compatibilidade de hardware

No quesito compatibilidade de hardware temos algumas disparidades nos testes feitos, visto que como hardware mais recente só conseguimos notebooks para teste e em que o sistema não podia ser instalado, somente emulado usando o Live CD, e hardware mais antigo apenas desktops, onde pudemos instalar o ReactOS mas a compatibilidade deste ficou a merce de algumas exigências como o computador possuir placa de vídeo dedicada e apenas uma partição no disco rígido e este formatado em FAT32. O auge acredito foi o teste de emulação do Live CD no notebook MacBook da Apple, apesar do sistema não ter reconhecido o dispositivo apontador (touchpad). Para o próximo ano tentarei reforçar o teste com hardwares mais recente de desktops e intensificar os testes com notebooks. Também está na pauta um computador mais novo para os testes de instalação de versões e programas.

Testes com notebooks:

Teste com o Apple MacBook;
Teste com o HP Pavilion DV9000;
Teste com o Itautec W7620;
Teste com o Lenovo ThinkPad T61.

Teste em desktops:

Teste em computador Athlon 750MHZ;
Teste em computador K6-II 500MHZ;
Teste em computador Pentium II 333MHZ;
Teste em computador Pentium III 650MHZ.

Compatibilidade de software

Tão ou mais importante que conseguir instalar o ReactOS em computadores é poder instalar no sistema os programas para a plataforma Windows que estamos acostumados a usar. Neste quesito a evolução tem sido mais lenta, apesar de nas ultimas versões, notadamente na 0.3.6 e na 0.3.7 terem apresentado melhores resultados. Os teste de instalação de programas tentam abranger um vasto universo de opções, de programas para edição de texto e imagens a programas para desenvolvedores e jogos. Sei que muitos são os leitores que pedem testes com estes últimos, mas enquanto não for possível instalar no ReactOS o ambiente de desenvolvimento DirectX da Microsoft, fica difícil instalar jogos no sistema – os próprios desenvolvedores do ReactOS sabem disso e já trabalham em um ReactX para o sistema. Como nota vale a percepção do blog que dos diversos desenvolvedores de programas para a plataforma Windows, os únicos que até o momento não tiveram nenhum sucesso de instalação no ReactOS são os programas da Microsoft, sendo isso por demais intrigante.

Teste com ambientes de desenvolvimento:

Teste com o Delphi 5;
Teste com o Delphi 7;
Teste com o DirectX;
Teste com o Dreamweaver;
Teste com o Java 2;
Teste com o Java 6;
Teste com o KompoZer;
Teste com o Visual Basic 6;
Teste com o Visual Studio 2005.

Teste com compactadores de arquivos:

– Teste com o 7Zip, teste 1 e teste 2;
Teste com o WinRar.

Teste com editores de imagem:

Teste com o Corel Draw 8;
Teste com o Corel Draw 12;
Teste com o GIMP;
Teste com o Photoshop 7.

Teste com mensageiros instantaneos:

Teste comparativo com o Windows Live Messenger, Yahoo Messenger, Skype, ICQ, GTalk, Nimbuzz, aMSN e Pidgin.

Teste com navegadores para Internet:

Teste com o Firefox 2.0;
Teste com o Firefox 3.0;
Teste com o Google Chrome;
Teste com o Internet Explorer 6;
Teste com o Opera 9.0.

Teste com pacotes para escritorio:

Teste com o Acrobat Reader;
Teste comparatico com o AbiWord 2.2.5 e 2.4.6, BROffice 2.3, Office 97, 2000 e 2003, OpenOffice 1.1 e Word Perfect 8.
Teste comparativo com o AbiWord 2.6.4 e o BROffice 2.4.

Teste com players de audio e video:

Teste comparativo com o Windows Media Player, BSPlayer e VLC;
Teste comparativo com MPlayer, Real Alternative/Media Player Classic;
Teste com o Quick Time 6 e Real Player 11.

Teste com programas portáteis:

Executando programas portáteis (portable) no ReactOS.

Artigos especiais

Neste ano ainda foram feitos seqüencias de mini-artigos comparando o ReactOS com o Windows e artigos para ajudar o leitor iniciante no ReactOS na instalação do sistema. Destas seqüencias de testes ainda surgiu a idéia de oferecer uma maquina virtual com a imagem do ReactOS já customizada e com os programas aprovados nos testes do blog já instalados para que o leitor baixasse.

Serie de mini-artigos comparando o ReactOS ao Windows:

Area de trabalho;
Menu iniciar;
Gerenciador de tarefas;
Painel de controle.

Artigos sobre a instalação do ReactOS:

Como instalar o ReactOS – Parte I – Emulando o ReactOS no Qemu;
Como instalar o ReactOS – Parte II – Emulando o ReactOS no VMWare;
Como instalar o ReactOS – Parte III – Usando o Live CD;
Como instalar o ReactOS – Parte IV – Emulando o ReactOS no VirtualBox;
Como instalar o ReactOS – Ultima parte – Instalando no computador.

Maquina virtual VMWare:

Maquina virtual VMWare disponibilizada pelo Blog.

Finalizando

Acredito que neste ano de 2008 deu para fazer um bom trabalho de divulgação e testes com o ReactOS. Sei que poderia ter feito mais, mas as vezes falta tempo ou recursos. Espero que nosso leitor esteja satisfeito com o trabalho desenvolvido e caso tenha alguma sugestão, aproveite os canais disponíveis (seja comentando ou enviando um e-mail) para expor suas opiniões.

Para o ano de 2009 tenho o comprometimento de divulgar mais testes de hardware, aprimorar alguns artigos como os que ensinam a instalar o sistema, melhorar a qualidade das imagens do blog (darei um upgrade no meu celular :-)), investir em um computador mais novo para nossos testes e iniciar as primeiras promoções do blog para aumentar o trafego e estimular o uso do ReactOS pelos leitores. De parte do projeto ReactOS, esperamos pelo lançamento da primeira versão Alpha, prometida para ser a versão 0.4 (a primeira versao Beta sera a 0.5).

Anúncios

2 thoughts on “Retrospectiva 2008 do Blog ReactOS Brasil

  1. Pingback: Blog ReactOS Brasil faz retrospectiva 2008

  2. acabei de instalar em um desk intel celeron 530mgz. 256ram, meu filho gosta de brincar usei esse SO.porém a questão da linguagem parece que não vai funcionar,pois a interface em ingles sera dificil, selecionei o portugues br. mas as pastas estão todas em ingles e agora.????????

Os comentários estão desativados.