Primeiras impressões e sucesso na instalação do ReactOS 0.3.7


Ontem realizei os primeiros testes com a nova versão do ReactOS, tanto utilizando maquina virtual VMWare quanto instalando no computador que uso para testes do blog.

Maquina Virtual

Em um primeiro momento não foram percebidas grandes mudanças, apenas a continua implementação de novos recursos que sempre é feita a cada nova versão. De diferente, as propriedades do disco do sistema já informam em gráficos o percentual de uso e ao contrario do Windows em um formato de barra e não de pizza. As caixas de dialogo com as opções para checar erros no sistema já foram criadas, mas a ferramenta por hora ainda não esta funcionando.

Propriedade de disco do sistema no ReactOS 0.3.7.

Opcoes de ferramentas para checagem do disco no ReactOS 0.3.7.

Já a algumas versões que procuro pelo utilitário ‘msconfig’ que permite configurar algumas opções de inicializacao e serviços do sistema e na versão 0.3.7 a ferramenta parece estar totalmente funcional como pode ser visto na imagem abaixo:

O msconfig do ReactOS 0.3.7.

Depois de iniciado o sistema, já aparece o ícone de rede ao lado do relógio no canto inferior direito, mas ao tentar configurar uma rede é exibido caixa de dialogo informando que o recurso ainda não foi implementado:

Recurso de rede ainda nao foi implementado no ReactOS 0.3.7.

Desktop

A instalação do ReactOS 0.3.7 ocorreu sem problemas no desktop dedicado que utilizamos para alguns testes. Desde a versão 0.3.3 que conseguimos rodar o ReactOS na maioria dos desktop que testamos e até em alguns notebooks, mesmo que seja somente com a versão LIve rodando do CD.

ReactOS 0.3.7 instalado com sucesso.

Nota: Como o desktop que utilizamos é uma maquina bem defasada – apesar de sua total compatibilidade com o ReactOS, estamos pensando em adquirir novo desktop, ou ao menos uma maquina com configuração mais atual para os nossos testes. Gostaria de saber do leitor quais placas-mães os mesmos tiveram sucesso na instalação do ReactOS para ir ao encontro de um computador que tenha total compatibilidade de hardware.

Anúncios

6 thoughts on “Primeiras impressões e sucesso na instalação do ReactOS 0.3.7

  1. Olha só, já testei o ReactOS também, na minha maquina, com essa configuração. PCCHIPS A33GAMD ATLHON 6000 (64 bits) X2 com tudo onboard. Infelizmente a rede não funcionou para podermos testar outros programas e a própria estrutura da rede. Mas pareceu muito estavel essa versão, agora e esperar para ver o que vem pela frente. abraços…Jose Wandasson

  2. Por enquanto só testo o ReactOS no QEmu mesmo. Mas estou vendo a possibilidade de rodar em máquina virtual.
    No momento aguardo o download da versão 0.3.7. Vamos ver como ficou.. 🙂

  3. ahh, isso parece muito muito muito mesmo com windows, não gostei.. =/

  4. Caarlos, e claro que é parecido com windows, pois ele feito para se compatível com o Kernel NT( New Technology), ademais as vezes eles fazem downgrading para ajustar o código por causa de alguns BUGs, então precisando retrabalhar todo eles, e uma tarefa árdua, acompanho constantemente ele. Será uma vitoria quanto ele for pra fase BETA.

  5. Pingback: Primeiras impressões do ReactOS 0.3.7 | BlogAll

  6. Pingback: Primeiras impressões do ReactOS 0.3.7

Os comentários estão desativados.