Instalação do Photoshop e Dreamweaver no Wine 1.0


Talvez alguns leitores não saibam, mas o desenvolvimento do ReactOS caminha junto com o do Wine, programa que tem por finalidade ser uma implementação da interface de programação de aplicativos do Windows para a plataforma Linux (saiba mais sobre o Wine na Wikipedia), o que em tese permite rodar programas feitos para o Windows no Linux. Este ano estou planejando migrar definitivamente para o Linux (estou usando a distribuição Ubuntu Studio 8.04 em uma maquina virtual VMWare) e o único senão até o momento para já não ter migrado são a necessidade de utilização de alguns programas legados que não achei similar para o Linux ou que não foi possível converter a base de dados destes programas para outro similar. A ultima vez que tinha testado o Wine tinha sido a 2 anos atras no Ubuntu 6.X, como na época a única coisa que tinha conseguido instalar e rodar bem era o Winrar, acabei desistindo. Com o lançamento da primeira versão estável do Wine no final do ano passado, programa que ficou em versão beta de desenvolvimento por quase 10 anos (!), resolvi testar o mesmo novamente para ver se havia evolução com relação a compatibilidade para instalação de programas Windows no Linux; o progresso do ReactOS nas ultimas versões foi um grande incentivador visto que a compatibilidade do mesmo tem crescido a cada nova versão.

Resolvi iniciar o teste por 2 programas que usei durante muito tempo quando trabalhava com desenvolvimento web, que muitos gostariam de ver portados para o Linux e que sei não instalaram no ReactOS nos testes que realizei, o Adobe Photoshop e o Macromedia Dreamweaver.

Photoshop 7.0

Para minha grata surpresa, o Photoshop não só instalou corretamente no Wine, como funcionou perfeitamente. O delay (atraso) normalmente percebido em programas que emulam outros é minimo e isso advém muito da leveza de todo o sistema, o Ubuntu rodando sem nenhum outro aplicativo inicializado consome apenas 130MB de memoria (contra uns 130MB também do Windows XP e uns 400-500MB do Windows Vista). Foi possível editar imagens normalmente como se estivesse usando o programa no Windows. A imagem abaixo fala por si só:

Adobe Photoshop 7.0 rodando no Wine 1.0 no Ubuntu Studio 8.04.

Dreamweaver

Primeiramente a versão utilizada para o teste era a MX, mas apesar de ter conseguido instalar o programa, não foi possível executar o mesmo no Wine. Diante da frustração visto que vinha do sucesso da instalação do Photoshop, resolvi baixar uma versão mais recente e refiz o teste com a versão 8.0, ainda sob desenvolvimento da Macromedia, antes da Adobe comprar a empresa. Novamente a instalação foi bem sucedida com a diferença de que dessa vez foi possível inicializar o programa – como é bom poder rodar o Dreamweaver no Linux! também não foi percebido nenhum delay na execução do programa no Wine.

Como é bom poder rodar o Dreamweaver no Linux!

Conclusão

O Wine 1.0 é uma grande evolução sobre as versões de desenvolvimento beta e uma opção real para aqueles que desejam migrar para o Linux mais são dependentes de alguns programas legados para Windows – é necessário primeiro checar a compatibilidade do programa com o Wine.

Diante do sucesso no uso do Wine, estou colocando o mesmo na pauta do blog e daqui para frente procurarei sempre testar a compatibilidade de programas com o ReactOS e com o Wine, assim poderemos acompanhar de perto a evolução de ambos os sistemas, que possuem um desenvolvimento compartilhado.

Observação: Estarei remodelando a pagina com as tabelas de compatibilidade de programas para que incluam os testes com o Wine.

Gostaria de saber do leitor que já é usuário do Wine no Linux, quais programas são instalados com sucesso no mesmo.

Anúncios

One thought on “Instalação do Photoshop e Dreamweaver no Wine 1.0

Comentários encerrados.