Teste de instalação do Dreamweaver e do KompoZer, editores de HTML


Já algum tempo estou para testar a compatibilidade de editores de HTML no ReactOS, mas estava esperando uma melhora do sistema para que o teste em si não resultasse em frustração, principalmente porque ainda sou usuário deste tipo de programa, mesmo que hoje não trabalhe mais com desenvolvimento web profissionalmente. Já utilizei o Dreamweaver quando trabalhava com desenvolvimento e na minha opinião é a melhor ferramenta para o desenvolvimento em diversas linguagens para web. Atualmente por somente desenvolver coisas básicas para uso pessoal e por uma questão de custo, utilizo o KompoZer, programa que remonta ao código fonte do Netscape Composer que foi aberto a sociedade pela Netscape, acabou no projeto NVU apoiado pela Linspire (desenvolvedora de sistema Linux comprada recentemente pela Xandros) que abandonou o projeto e que gerou a derivação (fork) atual. A maior estabilidade demostrada pela versão 0.3.6 do ReactOS e o sucesso na instalação do Abiword (leia mais aqui) foram o grande motivador deste teste; além da cobrança de uns leitores também, claro :-).

Dreamweaver

A versão do Dreamweaver utilizada neste teste foi a MX, de demonstração, ainda sob desenvolvimento da Macromedia; a versão atual é a CS3 já sob domínio da Adobe, que sera testada em um segundo momento.

Sendo este o primeiro teste com um produto da Macromedia, não tinha um histórico de instalação dos produtos da empresa no ReactOS; no caso da Adobe, todos os produtos testados até o momento não instalaram. Não foi possível instalar o Dreamweaver MX porque apos iniciado, em algum momento o instalador apresenta mensagem de erro referente a alocação de memoria no sistema e trava.

Não foi possível instalar o Dreamweaver MX no ReactOS 0.3.6.

KompoZer

A versão utilizada do KompoZer foi a ultima disponibilizada no site do projeto, a 0.7.10, sendo que o programa não possui um instalador, bastando extrair os arquivos do pacote ZIP disponibilizado pelos desenvolvedores e executar o arquivo KompoZer.exe. O teste com o KompoZer foi uma grata surpresa porque de todos os programas que já testei até hoje no ReactOS, posso afirmar que foi o único que apresentou 100% de compatibilidade; o Firefox 2.0 funciona bem mais há uns pormenores na parte gráfica, exibição de ícones, e o Winrar e 7-Zip as vezes apresentam problemas para compactar ou descompactar aquivos, sendo o Winrar mais estável. Com o Kompozer não só foi possível criar paginas HTML, como salvar as mesmas na arvore do ReactOS, coisa que não foi possível com o Abiword. Apesar do teste inicialmente ter sido feito com o ReactOS instalado em nosso computador de testes, repeti o mesmo na maquina virtual VMWare e o comportamento foi o mesmo, apresentando o KompoZer 100% de compatibilidade; em breve disponibilizarei o mesmo na maquina virtual modificada pelo blog (saiba mais aqui).

O KompoZer rodou sem problemas e foi o programa testado pelo blog que apresentou a melhor compatibilidade com o ReactOS.

O KompoZer também funcionou 100% no ReactOS em maquina virtual VMWare.

Conclusão

Se você desenvolve paginas simples para web e quer testar esta opção no ReactOS, use o KompoZer. Para aqueles que já estão acostumados com as funcionalidades do Dreamweaver, aguardem o teste com a versão CS3 que vem na seqüência.

Observação: Como já tem alguns anos que não trabalho mais profissionalmente com desenvolvimento web, estou meio desatualizado com relação aos novos ambientes de desenvolvimento, ao que venho pedir a ajuda do leitor: Quais outros ambientes de desenvolvimento para web podemos testar no ReactOS?

Anúncios

One thought on “Teste de instalação do Dreamweaver e do KompoZer, editores de HTML

  1. Sinceramente não conheço outros editores com a qualidade do Dreamweaver. Uma pena não ter conseguido. Uso a versão 8, pois a versão CS3 apresentou muitos problemas. Aconselho nem tentar. Não vale a pena. Como editor de layouts uso o Fireworks. Este sim, ficou muito bom na sua versão CS3. Uso PHP no trabalho e ASP em casa. Já li muito sobre editores PHP. Tive uma brevíssima experiência com o GoLive da Adobe. Não sei se ainda existe. Era muito bom com PHP, JavaScript, CSS, HTML…

Comentários encerrados.