Video no ReactOS – Parte II


Há mais de uma semana um leitor do blog enviou e-mail comentando do sucesso que obteve em rodar um pequeno vídeo, o clock.avi que vem no Windows XP, no ReactOS utilizando o MPlayer-hq, programa de código fonte aberto e que tem versões para Linux e Windows. Como no teste anterior que fiz com vários players de vídeo não obtive sucesso (leia mais aqui), fiquei meio descrente, mas disposto a realizar um novo teste com outros players não testados anteriormente. Além do MPlayer testei também o Real Alternative, pacote de codecs para rodar filmes com a extensão RMVB e que já vem com o Media Player Classic embutido em seu instalador. Os vídeos usados no teste foram vídeos promocionais pegos na Internet, um com a extensão MPG e outro em RMVB.

MPlayer

O teste com o MPlayer foi feito em varias situações diferentes para tentar reproduzir o teste feito pelo leitor do blog. Primeiro tentei executar o programa no ReactOS 0.3.6, a ultima versão recém lancada, depois na versão 0.3.5 e por ultimo na versão 0.3.6 em maquina virtual VMWare; o leitor fez o teste com o ReactOS 0.3.5 emulado na maquina virtual VirtualBox.

Ao contrario da maioria dos programas para Windows, o MPlayer não possui instalador, sendo necessário apenas descompactar o arquivo disponibilizado no formato ZIP pelos desenvolvedores do programa. Tentei primeiro executar o programa no ReactOS instalado em nosso computador de testes, mas o programa não inicia. Na maquina virtual VMWare sim, porem causando o travamento do sistema e exibição de tela azul. Tentei clicar no vídeo MPG usado no teste para poder selecionar o programa para abrir o vídeo, a janela de opção de ‘Abrir arquivo com o programa…’ foi exibida para podermos selecionar o MPlayer como programa padrão, mas não consegui clicar nos botões necessários para selecionar o arquivo de vídeo, havendo algum problema na interface do ReactOS. Repeti o teste algumas vezes mas sempre tendo o mesmo problema. Como o leitor fez o teste no ReactOS 0.3.5 e estava usando a versão 0.3.6, pensei que por algum motivo poderia haver um bug neste recurso nesta nova versão, mas ao formatar nosso computador de teste em um downgrade para a versão 0.3.5, o problema persistiu.

Acima na primeira imagem, tentando executar o MPlayer e na segunda o janela de seleção do programa para abrir o arquivo de vídeo do teste.

Real Alternative -Media Player Classic

Consegui instalar o Real Alternative no ReactOS 0.3.6, no final da instalação e exibido uma mensagem de erro padrão informando que não foi possível copiar alguns arquivos no registro do sistema, mas mesmo ignorando essa mensagem o programa foi instalado. Ao tentar rodar o Media Player Classic é exibido uma mensagem de erro com relação a alocação de memoria no sistema e depois a famosa tela azul da morte…

A instalação do Real Alternative termina com mensagem de erro. A tentativa de executar o Media Player Classic também.

Conclusão

Não consegui reproduzir o teste feito pelo leitor do blog, mas como cada sistema funciona de determinada forma sobre hardwares diferentes – mesmo em maquinas virtuais há o uso do processador, da memoria e memoria de vídeo da maquina física – não posso afirma que nas mesmas condições não teria obtido sucesso. Fica o registro como informação. Realizarei mais testes com outros players de vídeo e mais pacotes de codecs e posto os resultados em breve..

Anúncios

One thought on “Video no ReactOS – Parte II

  1. Qual das 2 versões do player vc utilizou?

    MPlayer 1.0rc2 Windows ou MPlayer 1.0rc2 Windows GUI

    Eu utilizei a MPlayer 1.0rc2 Windows (sem o GUI)

    Gostaria de mais detalhes sobre o teste em maquina virtual, pois o teste em maquina real, realmente acredito que pode não funcionar.

    Estarei te encaminhando o video que usei por e-mail.

Os comentários estão desativados.