Teste com programas para gravar DVD no ReactOS 0.3.6


Para realizar o teste com o Visual Studio, tive que fazer um upgrade no computador que uso para os testes com o ReactOS já que a cópia que peguei emprestada era em DVD e o computador que uso só possuía leitor de CD. Atualizei o leitor para um gravador de DVD da Samsung e aproveitei o upgrade para testar a instalação de programas para gravação de DVD’s. Os programas testados foram o Nero 8.3.6.0 Trial, o CDBurnerXP 4.2.1.864 e o InfraRecorder 0.44 e 0.45 em suas versões instalável e portátil (portable).

Nero

Como aconteceu com o teste anterior com 2 versões do Nero (veja aqui), a versão 8 (a mais atual disponível no momento deste teste) não instalou no ReactOS; o instalador desta vez iniciou a extração dos arquivos necessários para a instalação na memoria do sistema/ou em arquivos temporários no disco, porém travou em determinado momento, às vezes simplesmente abortando a instalação sem nenhuma mensagem de erro e em outras provocando o travamento do sistema, não sendo possível a instalação do programa.

O instalador do Nero 8 pára em determinado momento às vezes ocasionando o congelamento do sistema não sendo possível instalar o programa.

CD Burner XP

O CD Burner XP é uma alternativa gratuita ao Nero que cumpre bem sua tarefa, o único porém é o programa não estar disponível em português, o que para algumas pessoas pode ser um limitador a adoção ao mesmo.

A tentativa de instalação do CD Burner XP teve de ser abortada porque logo de cara o instalador emitiu mensagem informando que o programa precisava do .Net Framework para funcionar. Como em meus testes sempre preso pela instalação simplificada, quer dizer, da forma como o pacote é entregue pelo desenvolvedor sem a necessidade de instalar outras ferramentas para funcionar, por ora não concluirei a analise do CD Burner XP, ficando para outra ocasião quando for testar a instalação do .Net Framework.

Para que fosse possível instalar o CD Burner XP, seria necessário a instalação antes do .Net Framework.

InfraRecorder

Confesso que apesar de sempre dar preferencia a programas livres (e de código aberto) no meu uso diário, não conhecia o InfraRecorder. Foi um leitor do blog que sugeriu o teste com o programa e depois de testá-lo no Windows, vi que o mesmo era muito bom e uma excelente alternativa ao Nero, um dos melhores programas para gravacao de CD’s e DVD’s na plataforma Windows. Para uso pessoal acabei adotando a versão portable do InfraRecorder em meu pen-drive por causa das restrições na instalação de programas no notebook que uso cedido pela empresa onde trabalho. Mas se funciona muito bem no Windows, no ReactOS apenas consegui executar o programa, não sendo possível apagar ou gravar CD’s/DVD’s porque o mesmo não conseguiu identificar o drive de DVD-RW do computador; as opções de apagar ou gravar ficaram desabilitadas no programa. Como curiosidade fica o fato de que a versão ‘instalável’ na verdade não se instala no sistema, sendo necessário apenas a extração dos arquivos do pacote ZIP disponibilizado pelos desenvolvedores para a execução do programa – neste ponto não vi diferença para a versão portátil ;-).

Foi possível executar o InfraRecorder no ReactOS, porém o mesmo não identificou o drive de DVD-RW do computador, não sendo possível apagar ou gravar CD’s/DVD’s.

Conclusão

Ainda não foi neste segundo teste que conseguimos gravar CD’s ou DVD’s utilizando os principais programas da plataforma Windows no ReactOS. Se alguém conhecer mais algum programa popular, favor postar nos comentários que farei o teste do mesmo em um terceiro artigo.

Anúncios