Delphi 5 e Visual Basic 6 no ReactOS 0.3.5


Peguei emprestado de um amigo programador os CD’s de instalação do Delphi 5 e do Visual Basic 6 para fazer os testes de compatibilidade com o ReactOS 0.3.5. Este é o primeiro de uma série com ambiente de desenvolvimento que farei nas próximas semanas. A escolha por estas versões é devido ao fato de serem umas das mais usadas na plataforma Windows, mais pra frente testarei também o Delphi 2008 e o .Net, versões mais atualizadas.

Delphi 5

O instalador do Borland Delphi 5 teve problemas para carregar uma imagem de fundo, mas mesmo assim foi possível selecionar a opção para instalar o programa no ReactOS. O instalador ao iniciar a configuração trava em determinado ponto onde é feita a copia para o registro do sistema e o ReactOS congela, sendo necessário reiniciar o computador. Repeti a tentativa de instalação 3x e em todas elas trava no mesmo ponto, não sendo possível instalar o Delphi 5.

Instalação do Delphi 5 no ReactOS 0.3.5.Instalação do Delphi 5 no ReactOS 0.3.5.

A instalação do Delphi 5 no ReactOS 0.3.5 causa o travamento do sistema.

Visual Basic 6

Com o Visual Basic o problema foi diferente, o instalador inicializa, porém em determinado ponto emite mensagem de erro de alocação de memoria e não é possível continuar com a instalação – mas o ReactOS nao trava.

Instalação do Visual Basic 6 no ReactOS 0.3.5.Instalação do Visual Basic 6 no ReactOS 0.3.5.

Também não foi possível instalar o Visual Basic 6 no ReactOS 0.3.5.

Conclusão

Este primeiro teste com dois dos ambientes mais usados para programação para Windows mostrou que o ReactOS ainda não pode ser usado para este fim. Mas este resultado não é conclusivo, aguardem os próximos testes.

Anúncios