Como instalar o ReactOS – Ultima parte – Instalando no computador


Com este artigo encerro a série de artigos de como instalar o ReactOS, seja emulando o sistema através de maquinas virtuais como QEMU, VMWare, VirtualBox (escrito pelo Kevin-Moc), rodando o mesmo pelo Live CD ou definitivamente instalando em um computador.

Para instalar o ReactOS em um computador, seja desktop ou notebook, basta baixar a imagem disponibilizada no formato ‘.ISO ‘ pelos desenvolvedores do sistema, gravar um CD e configurar o setup do computador para que o mesmo inicie pelo leitor de CD. Muitas pessoas tem dificuldade em gravar uma imagem no formato ‘.ISO’, no artigo sobre como usar o Live CD do ReactOS passei umas dicas, vá ate o artigo para conferir.

Com o CD em mãos e o setup do computador configurado para reiniciar pelo CD, coloque o CD no drive e reinicie o micro. Esteja ciente de que os passos indicados a seguir irão instalar o ReactOS no computador, apagando em definitivo todos os seus dados e o sistema operacional que esteja instalado; por isso recomendo a instalação apenas para quem saiba o que esta fazendo ou tem um segundo computador encostado em casa e não terá problemas em apagar/formatar o disco rígido 😉

Aviso dado, sigamos adiante…

Assim que o micro reiniciar e ler o CD, uma mensagem em inglês aparecera solicitando clicar em qualquer tecla para iniciar a instalação a partir do CD (Press any key to boot from CD…), clique em qualquer tecla e aguarde a primeira tela do instalador.

Na primeira tela do instalador do ReactOS, podemos selecionar o idioma que desejamos para o sistema; observe que a escolha do idioma para Portuguese (Brazil) não fara com que o instalador fique em português.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

A próxima tela é a de boas-vindas do configurador do ReactOS (Welcome to ReactOS Setup), que apresenta 4 opções, teclar ENTER para instalar o ReactOS, teclar ‘R’ para reparar ou atualizar o ReactOS, teclar ‘L’ para ver a licença de uso do sistema e teclar F3 para sair do instalador sem instalar o ReactOS. No nosso caso, teclaremos ENTER e prosseguiremos com a instalação.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na terceira tela temos uma advertência de que o ReactOS ainda esta em fase de desenvolvimento e que ainda não suporta todas as funcionalidades de um sistema em produção. Também informa que para a instalação ser bem sucedida, há algumas limitações como o sistema ser instalado em um disco rígido com apenas uma partição e formatado em FAT – para este teste em questão o disco rígido do computador que usamos para nossos testes (leia mais aqui) já havia sido previamente formatado em FAT32. Nesta tela são apresentadas duas opções de comandos, teclar ENTER para instalar o ReactOS ou F3 para sair sem instalar o sistema. Como desejamos instalar o ReactOS, teclamos ENTER.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na quarta tela do instalador são exibidas configurações padrões para o sistema, como layout do teclado e resolução do vídeo do monitor. Por ora vamos deixar as configurações padrões, mais tarde sera possível altera-las caso o sistema reconheça corretamente o teclado e a placa de vídeo do computador. Para continuar com a instalação, tecle ENTER.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na tela seguinte são apresentadas as opções para particionamento do disco rígido, mas como o sistema ainda não reconhece mais de uma partição, você tem a opção de deletar todas as existentes no disco teclando ‘D’ e criar uma única partição teclando ‘C’. Como o disco rígido de nosso computador já estava com apenas uma partição e formatado, apenas teclamos ENTER para instalar o sistema.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na sexta tela são exibidas as opções de formatação do disco rígido. Ha a opção de formatar como FAT (tipo de sistema de arquivos que o ReactOS usa), como FAT quick format (formatação rápida para discos que já estejam formatados como FAT, fazendo com que todos os dados no disco sejam apagados e o sistema de arquivo mantido) e não fazer mudanças no sistema de arquivo (caso o disco já esteja como FAT e limpo, sem dados gravados nele). No nosso caso selecionamos a segunda opção, FAT quick format, mas caso seu disco não esteja formatado, deixe a opção padrão que é formatar como FAT e tecle ENTER.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na tela seguinte é informado que o sistema ira formatar o disco. Para continuar com a formatação, tecle ENTER.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

A formatação do disco é concluída na tela seguinte.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na nona tela é solicitado que se digite o nome da pasta que sera instalado o ReactOS. Deixamos o nome padrão e teclamos ENTER para continuar com a instalação do sistema.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Apos informado a pasta de instalação do sistema (no nosso exemplo deixamos o nome padrão) é feito a copia dos arquivos do CD para o disco rígido.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na decima primeira tela é informado que o sistema ira instalar o inicializador de boot, programa necessário para iniciar todo sistema operacional. As três opções disponíveis são instalar o inicializador na MBR (primeira trilha do disco rígido), instalar o inicializador em um disquete (alguem ainda usa disquetes 🙂 ?) ou não instalar o inicializador. Bom, se você escolher a segunda opção, instalar o inicializador em um disquete, para inicializar o ReactOS sera necessário configurar o computador para inicializar pelo disquete e o disquete com o inicializador de boot devera estar no drive leitor. Se você escolher a terceira opção, não instalar o inicializador, apos concluída a instalação você não conseguira iniciar o ReactOS. Fiquemos com a primeira opção e que é a padrão do instalador, instalar o inicializador na MBR.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na ultima tela do instalador é informado que o sistema instalou com sucesso os arquivos necessários e pede para que se remova qualquer disquete no drive ou o CD de instalação do leitor de CD’s. Em seguida pressione ENTER para reiniciar o computador.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Ao reiniciar o computador, a primeira tela apos a tela de BIOS (tela inicial onde aparece dados do computador como processador, memoria e discos e drives) é a tela do inicializador de boot. São exibidos três opções, ReactOS, que inicializa o sistema, ReactOS (Debug), utilizado pelos desenvolvedores para debugar o sistema (termo usado por desenvolvedores para descobrir erros no sistema) e ReactOS (WinLdr) que serve para carregar drives nativos do Windows, também usado pelos desenvolvedores para testes. Em 8 segundos o sistema aciona a opção padrão que é ReactOS, para iniciar o sistema. Para opções avançadas de boot, pode-se teclar F8.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na tela seguinte vemos o logo do ReactOS, o que indica que o sistema esta sendo carregado na memoria do computador.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Carregado o sistema na memoria, são apresentadas algumas telas para a configuração do ReactOS. Clique em avançar.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na tela seguinte são citados os parceiros do projeto. Clique em avançar para continuarmos.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Digite um nome de usuário e o nome de sua organização se desejar, conforme mostra a tela abaixo. Clique em avançar para continuar.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na tela seguinte, em ‘Computer Name’, digite um nome para o computador e em ‘Administrator Password’, uma senha de administrador, repetindo a mesma no ultimo campo, ‘Confirm Password’. Clique em avançar.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na tela seguinte podemos mudar as configurações regionais para nosso idioma e mudar o layout do teclado. Clicando no primeiro botão ‘Customize’, abre uma janela para que selecionemos o tipo de configuração regional, que ira alterar informações como o formato de data e hora. Clicando no segundo botão ‘Customize’, podemos mudar o tipo de idioma para Português (Brasil) e o layout do teclado para ABNT2, o padrão brasileiro. Apos feita as configurações em cada janela, clique em OK para salvar as mesmas e retornar na tela principal. Clique em avançar para continuarmos com as configurações básicas do sistema.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na próxima tela verifique se a data e hora estão corretas. Clique em avançar.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Na tela seguinte clique em ‘Finalizar’ para concluir o assistente de configuração do ReactOS.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

O computador sera reinicializado e cairemos novamente nas telas do inicializador do sistema e no logo do ReactOS.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

Carregado o ReactOS na memoria do computador, sera exibido uma ou mais telas de reconhecimento de hardware solicitando a instalação dos drivers de dispositivos. Como os drives feitos para Windows não são garantidos de que funcionarão com o ReactOS, por ora ignore estas mensagens, clicando em Cancelar.

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.

instalação finalizada. Agora você já pode testar o ReactOS no seu computador

Instalação do ReactOS 0.3.5 em computador.


Artigos relacionados
Como instalar o ReactOS – Parte IV – Emulando o ReactOS no VirtualBox
Como instalar o ReactOS – Parte III – Usando o Live CD
Como instalar o ReactOS – Parte II – Emulando o ReactOS no VMWare
Como instalar o ReactOS – Parte I – Emulando o ReactOS no Qemu

Anúncios