Como instalar o ReactOS – Parte IV – Emulando o ReactOS no VirtualBox


Primeiramente, olá a todos, esse é meu primeiro post aqui no blog, então vamos lá.

Gostaria de falar sobre minha experiencia com o ReactOS. A primeira versão que usei foi a 0.3.4 e embora o mouse não tenha funcionado nas “maquinas reais” que testei, gostei do visual do sistema e pude perceber que tem muito ainda por vir. Lendo os motivos do inicio do desenvolvimento do ReactOS, fiquei muito feliz e animado com o projeto ao que depois fiz alguns testes com as versões “Trunk Builds” (versões de desenvolvimento) e não tive sucesso com elas pois o carregamento do sistema não completava. Finalmente ao lançamento da versão 0.3.5, tive os mesmos problemas no carregamento do sistema, mas fiquei feliz novamente por saber que não estava fazendo nada de errado, porém triste em não conseguir inicializar o sistema. Embora eu goste muito do Linux, acho que os dois sistemas irão se completar em um futuro próximo, preenchendo a lacuna que a Microsoft deixa, facilitando assim a integração de vários sistemas e deixando a escolha com os usuários. Então vamos lá.

VirtualBox

O VirtualBox é um software/máquina virtual que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operacional dentro de outro dando suporte real a softwares de outros sistemas. É de forma geral um ‘Virtualizador’ completo para hardware X86. Foi destinado para ser servidor, desktop, é uma solução de virtualização de qualidade profissional e também é um software Open Source, assim como o ReactOS, que roda sobre as plataformas Linux, Macintosh, Solaris e Windows.

Instalação

O download do VirtualBox é feito diretamente no site do produto, em http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads. Escolha a sua plataforma e baixe os arquivos correspondentes.

Após a instalação, partimos para a criação de uma máquina virtual. Abra o VirtualBox, na tela do programa gerenciador de Máquinas Virtuais. Clique em “Novo”, começaremos o procedimento de criação de uma nova máquina virtual.

Instalação do ReactOS 0.3.5 no VirtualBox.

Tela do programa gerenciador de Máquinas Virtuais do VirtualBox

Informe o nome da maquina Virtual e o tipo de sistema a ser usado deixei em “Other/Unknown”. Na tela seguinte, informamos quanto de memória queremos que seja usado para esta maquina virtual, o valor vai de 4MB até 2GB, este tamanho vai depender de quanto você tem de memória no seu computador e do uso que você fará da maquina virtual; deixei em 64MB, mas algumas vezes ele só iniciou com 128.

A seguir precisamos criar um um disco virtual, que será usado como ‘Primary Master’ (disco de boot/inicialização do sistema), não necessário se você baixar a versão LiveCD do ReactOS.

Clique em “Novo” e acompanhe o guia:

Informe se o tamanho será fixo, ou se crescerá conforme a necessidade. Depois informe o tamanho desejado. Depois informe o tamanho do seu disco virtual:

Instalação do ReactOS 0.3.5 no VirtualBox.

Ao final deste “Wizard” (assistente), será informado onde está criado seu disco virtual. Assim acabamos de criar uma máquina virtual e poderemos falar dos dispositivos.

Depois de criar uma máquina virtual, nós podemos controlar todos os aspectos dela.

Em “General” podemos controlar:

Aspectos básicos (nome, tamanho da memória, tamanho da memória de vídeo);
Ordem de boot/inicialização, habilitar ou desabilitar ACPI (controle de energia).

Em “Hard Disk”, como o nome já diz, serve para controlar os discos virtuais. Além de gerenciar o que criamos anteriormente, podemos ainda criar discos escravos (slaves).

O “CD-Rom” funciona exatamente como o disquete. Em CD-Rom, podemos indicar a imagem de um CD (arquivos com a extensão ‘.ISO’) e assim testar uma sistema ou distribuição Linux, por exemplo, sem ter que queimar um CD; indique aqui o arquivo ‘.ISO’ do ReactOS que você baixou.

Depois basta clicar em iniciar para rodar a sua maquina virtual; uma dica é que para alternar o mouse e teclado entre a maquina virtual e a maquina real, use a tecla Crtl direita.

Instalação do ReactOS 0.3.5 no VirtualBox.

ReactOS 0.3.5 rodando em maquina virtual VirtualBox

Abraco a todos.

Autor: Kevin-Moc

Referências
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6540
http://pt.wikipedia.org/wiki/VirtualBox

Anúncios