Como instalar o ReactOS – Parte III – Usando o Live CD


O projeto ReactOS disponibiliza uma imagem do sistema (arquivo com extensão ISO) tipo Live CD, permitindo que testemos o sistema sem ter que instala-lo no computador, apenas rodando o mesmo a partir do CD. O Live CD foi uma invenção da comunidade Linux para permitir que as pessoas testassem o sistema sem precisar instalar no computador. O processo de usar o Live CD do ReactOS é muito simples, basta baixar o arquivo ZIP disponibilizado no site, extrair a imagem ISO que esta dentro dele e gravar esta imagem em um CD. Talvez a maior dificuldade para os usuários iniciantes esteja em como gravar esta imagem. Usando o Nero 6 como exemplo, você tem que selecionar a opção ‘Fazer copia de segurança’ e ‘ Gravar imagem de disco’. Uma janela abrira solicitando que você selecione o arquivo; caso você não visualize o arquivo é necessário escolher a extensão ISO em tipos de arquivos da mesma janela. Depois é só gravar a imagem. Caso use outro programa para gravar CDs, procure saber como é o procedimento.

Opcao de gravar imagem de disco no Nero 6.

Depois de gravado o CD, é importante configurar o computador para inicializar pelo leitor de CD/DVD, pois do contrario não sera possível iniciar uma sessão Live, quer dizer, rodar o sistema gravado no CD. A maioria dos computadores não vem com o setup/BIOS configurado para iniciar pelo CD, por isso sera necessário fazer o mesmo manualmente. Em muitos computadores para acessar o setup/BIOS, basta apertar a tecla F2 ou DEL assim que se inicia o computador, o que permite acessar a BIOS antes que o sistema operacional (Linux ou Windows, por exemplo) seja inicializado. O procedimento para configurar a BIOS varia de computador para computador, mais existem basicamente 2 tipos de BIOS cada uma com diversas opções. Se você tem o manual da placa-mãe do seu computador e o mesmo esta em português, fica fácil, do contrario, seguem algumas imagens abaixo que podem ajudar:

BIOS.BIOS.BIOS.

Nas BIOS mais antigas para alterar o setup para que o computador inicialize pelo drive de CD, deve-se selecionar a opção ‘Advanced BIOS Features’, sendo que geralmente há dois modelos, um em que você seleciona na opção ‘Boot Sequence’ usando as teclas ‘Page-Up’ e ‘Page-Down’ do teclado as opções ate a seqüência começar com CD-ROM e outro em que você deve selecionar a opção ‘CD-ROM’ em ‘1st Boot Device’.

BIOS.

Nas BIOS mais novas é só localizar a aba boot e mover a opção ‘CD-ROM Drive’ para primeiro na ordem de boot (normalmente selecionando a tecla + a ordem é alterada).

Feito a configuração da BIOS, é só reiniciar a maquina que o computador ira iniciar o sistema gravado no CD e não o que esta instalado no disco rígido do computador. Se o hardware de seu computador for reconhecido corretamente, o ReactOS iniciara normalmente. Do contrario o sistema ira travar em algum momento.

Nos próximos dias farei alguns testes de reconhecimento de hardware com diversos modelos de notebooks. Acompanhem os resultados!

Anúncios