Video no ReactOS?


Apesar de estar esperando o ReactOS ficar mais estável e compatível com os diversos tipos de programas para Windows, motivo pelo qual ainda não realizei nenhum teste com ambientes de desenvolvimento, por exemplo, me antecipei e resolvi testar a compatibilidade do sistema com programas para execução de vídeos. Como disse em alguns artigos passados, o ReactOS ainda não reconhece placa de som, nem som integrado em placa-mães modernas, a maioria hoje em dia. A finalidade deste teste foi apenas checar se seria possível rodar filmes no ReactOS, o que habilitaria o sistema a visualizar pequenos vídeos baixados da Internet. Para este teste selecionei os 3 players de vídeo mais utilizados no Windows, o Windows Media Player, o BSPlayer e o VLC. A vantagem do VLC é que ele já vem com os codecs de vídeo embutidos – no caso do BSPlayer foi usado a instalação do pacote K-Lite Codec Pack que vem com o BSPlayer embutido.

Com relação a instalação do Windows Media Player, nenhuma novidade; por se tratar de um programa da Microsoft o mesmo não instalou em nenhuma das versões usadas no teste, a 9 e a 10. Em ambas as tentativas foi exibido uma caixa de dialogo informando que a versão do sistema operacional não era a correta – lembrando que a versão 10 do Windows Media Player só instala no Windows XP.

Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.

Mensagem de aviso do instalador do Windows Media Player 9.

Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.

Mensagem de aviso do instalador do Windows Media Player 10.

Com o VLC foram feitas duas tentativas de instalação, sendo a primeira utilizando os parâmetros padrões do instalador (que sempre usamos como referencia) e a instalação minima visto que a primeira não foi bem sucedida, travando o sistema durante o processo. Mesmo com a instalação minima bem sucedida, não foi possível inicializar o programa, todas as tentativas acarretaram em exibição de tela azul.

Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.

A instalação do VLC só foi possível utilizando a configuração minima do programa.

Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.

Todas as tentativas de iniciar o VLC resultaram em tela azul.

Quase lá

Com o K-Lite Codec Pack que possui o BSPlayer embutido, chegamos quase lá. Na instalação apareceram algumas mensagens de erro referente a criação de arquivos no registro, mas mesmo assim foi possível inicializar o player normalmente. Ao selecionar um vídeo porém, o programa não consegue executá-lo, travando o sistema.

Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.

Apesar de algumas mensagens de erro, a instalação do BSPlayer foi concluída.

Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.Instalação de Players de video no ReactOS 0.3.4.

O BSPlayer não consegue executar um vídeo no formato MPG, exibindo diversas mensagens de erro.

Anúncios

One thought on “Video no ReactOS?

  1. Seria interessante testar o mplayer-hq, acredito que os requisitos do mesmo permitiriam a execução no reactos, mas como até hj eu não consegui testar o sistema com um mouse nas maquinas que testei, conheço mto pouco ainda.

Comentários encerrados.