Teste de Instalação do DirectX


Muitos são os usuários que solicitam testes com jogos, mas em se tratando da plataforma Windows – e do ReactOS que pretende ser sua cópia – o uso do DirectX é quase obrigatório. A equipe de desenvolvimento do projeto pensa da mesma forma e já trabalha no ReactX, uma implementação ao sistema, similar e compatível ao DirectX desenvolvido pela Microsoft®. Pensando na compatibilidade para o teste de alguns jogos, resolvi primeiro testar a instalação do DirectX. Como até hoje não consegui instalar nenhum programa desenvolvido pela Microsoft® no ReactOS, já esperava que não fosse obter sucesso. Comecei pela instalação do DirectX 9.0C, a ultima desenvolvida antes do Windows Vista®. Nao consegui nem iniciar o instalador, visto que o sistema travou logo de cara. Depois de mais algumas tentativas sem sucesso, resolvi tentar a sorte com a versão 8.1 do DirectX, muita usada em instalações do Windows 2000 e 98. Para minha surpresa o instalação foi ao fim até ser concluída.

Instalação do DirectX no ReactOS 0.3.4.

A tentativa de instalacao do DirectX 9.0C resultou no travamento do sistema.

Instalação do DirectX no ReactOS 0.3.4.Instalação do DirectX no ReactOS 0.3.4.Instalação do DirectX no ReactOS 0.3.4.

A instalação do DirectX 8.1 foi concluida ate o fim.

Executável

Depois de concluída a instalação da versão 8.1 do DirectX e com o intuito de verificar se a mesma tinha ocorrido corretamente, fui procurar na arvore do sistema do ReactOS o executável ‘dxdiag.exe’ que se instala na pasta ‘system32’ dentro do diretório C:\Windows nas versoes do Windows e permite fazer teste de funcionalidade do recurso.

Para minha surpresa não localizei o executável em lugar algum – por padrão o mesmo deveria instalar na pasta C:\WINDOWS\system32, sendo que este local não existe no ReactOS. Na particao C:\ do ReactOS, achei um arquivo de log de instalação do DirectX reportando diversos erros, onde concluimos que a instalação não foi feita por completo e com sucesso como chegamos a pensar.

Instalação do DirectX no ReactOS 0.3.4.

Na pasta C:\ReactOS\system32 não localizamos o executável ‘dxdiag.exe’ que permite testar as funcionalidades do DirectX.

DirectX no Windows XP.

Como referencia, fica a localização do executável no Windows XP.

Anúncios

One thought on “Teste de Instalação do DirectX

  1. adcione variaveis de ambiente %systemroot% %windir% %winsytem% veja se da certo redirecionando para c:\reactos

Comentários encerrados.