Teste de instalação do ReactOS 0.3.4 em computador Pentium 3


Aproveitei que neste sábado dediquei algum tempo à ONG ReciclePC, da qual faço parte, para testar a instalação do ReactOS 0.3.4 em alguns computadores. O primeiro teste foi em um Pentium 3. A configuração do computador testado era:

  • Placa-mãe PC-Chips M748LMR. Este modelo de placa-mãe possui 03 slot tipo PCI, 02 tipo ISA, conectores (rabichos) para porta serial e paralela, rede RJ-45, áudio, modem e vídeo.
  • Processador Pentium III 650MHZ de slot;
  • 02 pentes de memória RAM do tipo DIMM PC 100 de 64 e 32MB cada, totalizando 96MB;
  • Disco rígido Hitachi com capacidade de 30GB de notebook com adaptador para padrão IDE;
  • Disco ótico LG tipo Combo, grava CD e lê DVD;
  • Drive de disquetes de 3,5 ” (1,44MB);
  • Monitor Hyundai de 14″ SVGA;
  • Teclado generico padrão US Internacional e
  • Mouse serial genérico.

Como particularidade, neste teste o disco rígido usado no desktop era de notebook com adaptador IDE e isto se deu ao fato da ONG estar com carência de disco rígidos – em muitas doações de computadores os mesmos são entregues sem disco rígido ou memória ou em muitos casos o disco rígido está danificado.

Computador Pentium III 650MHZ usado no teste do ReactOS 0.3.4.Instalação do ReactOS 0.3.4 em computador Pentium III.Instalação do ReactOS 0.3.4 em computador Pentium III 650MHZ.

Reparem o disco rígido de notebook com adaptador em cima da torre. Na segunda imagem o início da instalação do sistema e na terceira a tela em que o sistema trava.

Apesar das inúmeras tentativas (cinco no total), a instalação do ReactOS 0.3.4 neste computador não foi possível porque o instalador já travava na primeira tela, a de seleção de idioma. Repeti a instalação cinco vezes, em três delas regravando a imagem do ReactOS em CD’s-RW de diferentes marcas para tirar a dúvida com relação à erros na gravação do sistema.

Sem sucesso

Mais uma vez não consegui instalar o ReactOS 0.3.4 em um computador físico, o que é desanimador tendo em conta que com a versão 0.3.3 havia tido sucesso na instalação em mais de 2 computadores no período em que testei a versão.

A título de curiosidade tentei duas vezes instalar a versão anterior do ReactOS, a 0.3.3, e apesar de ter conseguido avançar no instalador, o sistema também trava após o reboot do sistema, comprovando que o hardware do computador usado não é compatível com o ReactOS.

Tira-teima

Na dúvida se o uso de um disco rígido de notebook com adaptador IDE poderia ser a causa do travamento do instalador do sistema no computador usado no teste, resolvi repetir a instalação usando o mesmo disco e adaptador na máquina que tenho reservada para os testes do blog e cuja instalação da versão 0.3.4 do ReactOS ainda não havia conseguido com sucesso (leia sobre o teste anterior e o novo).

Anúncios