Impressões versão 0.3.4 – Mini-artigo – Painel de Controle


Para finalizar a série de mini-artigos sobre o ReactOS 0.3.4, neste último artigo falarei do painel de controle do sistema que reúne todas as funcionalidades e configurações do ReactOS, apresentando cada uma das opções. Como no Windows, o ‘Painel de Controle’ pode ser acessado pelo menu iniciar em ‘Definições’ ou pelo ‘ReactOS Explorer’ (parente do Windows Explorer).

O primeiro item, ‘Accessibility’ (Acessibilidade), não está implementado ainda e ao clicar no ícone nada acontece. Em ‘Regional Options’ (Opções Regionais), é possível mudar o idioma do sistema e customizá-lo para o sistema métrico e monetário do pais escolhido apenas selecionando a lingua desejada. Mesmo que para o português do Brasil o sistema ainda não esteja totalmente traduzido, o ReactOS já apresenta neste ponto uma grande vantagem em comparação ao Windows, que não permite tal mudança de configuração.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Na imagem acima visão do ‘Painel de Controle’ do ReactOS 0.3.4.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Em ‘Regional Options’ é possível mudar o idioma do sistema.

Nas configurações de ‘Sons e dispositivos de audio’ todas as opções que temos no Windows já estão criadas, porém ainda não são funcionais. Clicando em qualquer um dos botões nenhuma ação ou janela aparece, devendo estes recursos aparecerem nas próximas versões do sistema.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Configuração das propriedades de som no ReactOS estão quase prontos.

A opção ‘Systems’ (Sistema), já está disponível no ReactOS desde o inicio da série 0.2.X, porém nem todas as opções estão funcionais.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Mesmo o sistema rodando em máquina virtual VMWare, o processador do computador físico foi corretamente identificado.

Em ‘Add/Remove Programs’ (Adicionar e Remover Programas) já é possível desinstalar programas. Temos usado este recurso com algum sucesso, com a ressalva de que nos programas que temos tido problemas em instalar a remoção não ocorre, o que é compreensível visto que se houve erro na instalação o sistema não possui todos os arquivos necessários no registro do sistema para poder efetuar a desinstalação.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Recurso de adicionar e remover programas no ReactOS 0.3.4.

Nas configurações do ‘Mouse’ apesar de todas as opções já estarem disponíveis, nem todas estão funcionais. Tentei alterar a velocidade de resposta do ponteiro, mas não percebi nenhuma diferença – pode não ter funcionado porque estava emulando o sistema em meu notebook com touchpad.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Opções de configuração do Mouse quase completas.

É nas propriedades de rede (Network Properties) que percebemos as maiores evoluções do ReactOS 0.3.3 para a versão 0.3.4. Muito foi implementado e já é possível até configurar um IP estático. Pena não termos conseguido ainda instalar a versão 0.3.4 em um computador físico para poder testar na prática se as novas implementações estão 100% funcionais.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Sistema de configuração de rede já parece estar funcional.

O recurso de data e hora no ReactOS está muito similar ao do Windows e já finalizado, com todos os recurso implementados e funcionando.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Em artigo anterior sobre a área de trabalho no ReactOS 0.3.4 demonstrei melhor as propriedades de vídeo (Display) do sistema. Abaixo repito uma imagem apenas a título de informação.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Propriedades de vídeo já permite diversas configurações.

Assim como as configurações de mouse, as de teclado (Keyboard) também não surtiram efeito ao se mudar alguns parâmetros.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Configurações das propriedades de teclado.

No ReactOS 0.3.4 a opção de energia (Power Options) também ainda não está totalmente implementada e é outro dos recursos que se percebe sofreram evolução em relação à versão 0.3.3 por ter recebido novas funcionalidades.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Para aqueles que acreditam que a melhor plataforma para jogos depois dos consoles é o Windows, a equipe do ReactOS parece concordar visto que estão implementando recurso de controlador de jogo (manetes/joysticks) no sistema. Mas os mesmos ainda não estão funcionais também.

Painel de controle do ReactOS 0.3.4.

Controlador de dispositivos de jogos já estão sendo implementados no ReactOS.

Anúncios