Instalação do Firefox 2.0 e Internet Explorer 6 SP1


Decidi que até conseguir instalar outra versão do ReactOS, a 0.3.4 ou superior, em computador físico, os testes com a versão 0.3.3 continuarão a titulo de laboratório (teste de compatibilidade de programas).

Neste artigo falarei sobre a instalação de navegadores de internet no ReactOS, sejam os dois programas mais usados, o Firefox na versão 2.0 (em inglês) e o Internet Explorer 6 SP1, última versão disponibilizada pela Microsoft para download antes do programa de vantagens do Windows (WGA), que bloqueia o download do programa para cópias não autorizadas do sistema operacional.

Primeiro tentei instalar a versão 6 SP1 em português que possuo do Internet Explorer e que uso para atualizar o navegador de computadores de clientes; esta versão atualiza o Internet Explorer dos sistemas Windows 98, 2000 e XP para a última disponibilizada pela Microsoft antes do WGA. Sem nenhuma surpresa, o instalador do programa travou o sistema e não foi possível instalar, como pode ser visto nas fotos abaixo:

Instalação do Internet Explorer 6 SP1 no ReactOS 0.3.3Instalação do Internet Explorer 6 SP1 no ReactOS 0.3.3.

Instalação do Internet Explorer 6 SP1 travou o sistema.

Com a instalação do Firefox foi diferente, o instalador proseguiu com a instalação normalmente até que no final exibiu uma mensagem reclamando uma pasta do sistema que não foi possível acessar. Porém a instalação foi concluida e o programa funcionou normalmente. Só não foi possível testar efetivamente a navegação de sites porque o computador que uso para testes com o ReactOS não está conectado a internet, mas acredito que deva funcionar corretamente pois no fórum oficial do projeto tem relatos bem sucedidos de uso do Firefox.

Instalação do Firefox 2.0 no ReactOS 0.3.3.Instalação do Firefox 2.0 no ReactOS 0.3.3.

Apesar de uma mensagem de erro, o Firefox 2.0 funcinou no ReactOS 0.3.3.

Fica como observação o fato de até agora já serem dois os programas originalmente concebidos para o Windows que foram testados pelo blog e são compatíveis com o ReactOS na versão 0.3.3, o Winrar e o Firefox. Para um sistema que está apenas na sua versão 0.3.X e feito em cima de engenharia reversa e sem nenhum código originário do Windows, é um feito e tanto.

Anúncios