Instalação de programas de produtividade-escritório no ReactOS 0.3.3


Como já havia iniciado este artigo no WordPress, talvez seja um dos últimos testes de instalação de programas que faço na versão 0.3.3 do sistema. Neste artigo falarei sobre o teste de instalação dos pacotes para escritório mais usados, sejam o Office da Microsoft ou o OpenOffice, além do pouco conhecido, mas também útil, Abiword. Hoje em dia a utilização de pacotes de produtividade-escritório é em minha opinião muito mais importante do que o sistema operacional instalado no computador, seja ele Macintosh, Linux, ReactOS/Windows, o que importa é como editar seus documentos, planilhas e apresentações profissionais (ou acadêmicas).

No mercado o Office da Microsoft é a refêrencia e de longe o produto dominante, sendo a versão 2003 a mais utilizada. Para o teste usei o CD da versão 2003 Standart Trial (funciona por 60 dias) que veio junto com o meu notebook adquirido a um ano atrás. A versão do OpenOffice utilizada foi a customização para o Brasil, BROffice 2.3, a última disponibilizada no site dos desenvolvedores (www.broffice.org) e que pode ser obtida gratuitamente. O Abiword testado foi a versão 2.4.6 já com os pacotes de customização para o português do Brasil. Até então pretendia testar somente estas versões, mas com os resultados desanimadores ampliei e muito as opções.

Comecei o teste com o Office 2003 e não sei porque já imaginava que o mesmo não fosse instalar – a Microsoft jamais iria permitir que um programa da empresa instalasse em outro sistema… Dito e feito, não consegui nem iniciar o arquivo de instalação do programa. Com o BROffice 2.3 o problema foi outro. Nas 3 tentativas feitas consegui instalar o programa, mas em todas elas a instalação foi errática, ora não concluindo, ora instalando completamente e criando os ícones no menu iniciar. Mas em nenhuma delas consegui rodar seus aplicativos. Com o Abiword 2.4.6 foi parecido, apesar de possuir a instalação mais ‘redonda’ dos três programas, também não consegui inicializar seus aplicativos, nem indo até o executável na pasta ‘program files ‘ (arquivos de programas) do sistema.

Instalação do BROffice 2.3 no ReactOS 0.3.3Instalação do BROffice 2.3 no ReactOS 0.3.3 concluida.

Instalação do BROffice 2.3 no ReactOS 0.3.3.


Instalação do Abiword 2.4.6 no ReactOS 0.3.3.Instalação do Abiword 2.4.6 no ReactOS 0.3.3.Instalação do Abiword 2.4.6 no ReactOS 0.3.3 concluida.

Instalação do Abiword 2.4.6 no ReactOS 0.3.3.

Radicalizando

Não satisfeito com os resultados, pois se é possível viver sem um computador com programas para edição de imagens (em testes anteriores não consegui nenhuma instalação bem sucedida de programas deste gênero), um computador sem programas de escritório não tem utilidade para quase 90% das pessoas, resolvi radicalizar. Baixei* duas cópias do Office em programas P2P, uma na versão 97 Premium e outra 2000 Premium, ambas em português. Mas com nenhuma das duas versões a instalação foi conseguida.

* em momento algum o blog ReactOS Brasil estimula ou indica o uso de software pirata, sendo que tal prática foi feita apenas com fins de pesquisa/teste e os programas baixados já foram apagados do disco rígido de nosso computador.

Como possuía uns CD antigos guardados (sempre guarde seus CDs antigos), procurei em cada um deles o que poderia ser usado. No live CD do Ubuntu 5.04 havia o OpenOffice 1.1 e o Abiword 2.2.5 para Windows e em outro CD de placa-mãe PC-Chips uma versão completa e licenciada do Corel WordPerfect 8.0 nunca usada (veja a foto).

CD de Placa-mãe PC-Chips com versão completa do Corel WordPerfect 8.0.

Uma versão completa e licenciada do Corel WordPerfect 8.0 foi ‘achada’ em um de meus CDs antigos 🙂

Novas tentativas

Comecei pela instalação do OpenOffice 1.1, versão em inglês. Nada feito, o sistema trava durante a instalação. Passei para o Abiword 2.2.5 e obtive o mesmo resultado da versão 2.4.6, a instalação é ‘redonda’ porém não consigo inicializar o programa. Na tentativa de instalação do Corel WordPerfect 8.0, o instalador travou da mesma forma quando do teste do Corel Draw 8 (saiba mais aqui).

Instalação do OpenOffice 1.1 no ReactOS 0.3.3.Instalação do Corel WordPerfect 8 no ReactOS 0.3.3.

Tentativas de instalação do OpenOffice 1.1 e Corel WordPerfect 8 no ReactOS 0.3.3

Dúvidas

Esgotadas as alternativas, fiquei insatisfeito com os resultados visto que alguns usuários postam no site oficial do projeto imagens do OpenOffice 1.1 e Abiword rodando no ReactOS, mesmo que sendo em instalações em máquina virtual VMWare. Como na instalação em hardware físico a situação é diferente da emulada – o programa é chamado pelo sistema operacional, que carrega os arquivos do disco rígido para a memória RAM e estes por sua vez são coordenados pela placa-mãe e processador, realizarei os mesmo testes na versão 0.3.4 do ReactOS em máquina virtual para tirar as dúvidas. Também não me ocorreu nenhum outro pacote de escritório para poder testar. Tenho conhecimento do Lotus SmartSuite da IBM, mas não possuo nenhuma cópia e o recém lançado Lotus Symphony, apesar de gratuito é desenvolvido em cima do OpenOffice então não acredito que o resultado venha a ser diferente. Se você leitor conhece algum outro pacote de escritório e queira compartilhar conosco para o teste, não hesite em entrar em contato!

Anúncios