Impressões versão 0.3.4 – Mini-artigo – Área de trabalho


Para quem tem acompanhado o desenvolvimento do ReactOS mais de perto, cada nova versão sempre trás algo novo que foi implementado e que não havia anteriormente. A partir deste texto farei uma série de mini-artigos onde procurarei mostrar partes do sistema e em que fase de desenvolvimento estão estas partes. Aproveitarei ainda para comparar o recurso avaliado com o presente nas versões do Windows XP (para todos os efeitos a versão do XP utilizada será a Home Edition SP2, com o tema clássico, que veio de fábrica em meu notebook). Os testes com a versão 0.3.4 do ReactOS serão feito em máquina virtual VMWare (saiba mais porque aqui).

Neste primeiro artigo analisarei a área de trabalho. Visualmente a área de trabalho (ou Desktop em inglês) lembra muito a do Windows 2000, inclusive na escolha do papel de parede que possui como tema um lago (no Windows 2000 por padrão era uma praia). Uma das primeiras coisas que um usuário de computador faz é deixar o sistema que está usando com a ‘sua cara’. Ao clicarmos com o botão direito em uma área vazia da área de trabalho, aparece o menu com as opções já conhecidas do Windows, como ‘Organizar ícones’, ‘Alinhar ícones’ e ‘Propriedades’, por exemplo. Ao clicarmos na opção ‘Propriedades’ surge a janela de configuração da área de trabalho, que como no Windows também pode ser acessada pelo menu em ‘Painel de controle’ e permite mudar a imagem de fundo, configurar um protetor de tela, alterar as cores do sistema e a resolução de vídeo. Vejam como as janelas são similares quando comparadas com as do Windows XP no modo clássico nas imagens abaixo:

Area de trabalho do ReactOS 0.3.4.

Area de trabalho do Windows XP no modo clássico.

Acima a área de trabalho do ReactOS 0.3.4 e do Windows XP no modo clássico.

Menu da area de trabalho do ReactOS 0.3.4.

Menu da área de trabalho do Windows XP no modo clássico.

Menu da área de trabalho do ReactOS e do Windows XP.

Configuração do papel de parede no ReactOS 0.3.4.

Configuração do papel de parede no Windows XP.

Telas de configuração do papel de parede no ReactOS 0.3.4 e Windows XP.

Janela de seleção do protetor de tela no ReactOS 0.3.4.

Janela de seleção do protetor de tela no Windows XP.

Janela de seleção do protetor de tela no ReactOS 0.3.4 e Windows XP.

Edição das cores do sistema no ReactOS 0.3.4.

Edição das cores do sistema no Windows XP.

Edição das cores do sistema no ReactOS 0.3.4 e no Windows XP.

Configuração da resolução de vídeo no ReactOS 0.3.4.

Configuração da resolução de vídeo no Windows XP.

Janela de configuração da resolução de vídeo no ReactOS 0.3.4 e no Windows XP.

Observações

Vale salientar que quando fui testar o protetor de tela ‘borboletas’ do ReactOS, o mesmo travou (máquina virtual também trava :-). Não sei dizer se pelo recurso não estar 100% implementado ou por alguma incompatibilidade com a placa de vídeo do notebook. Na janela de edição das cores do sistema o recurso já está implementado porém não funciona ao clicarmos nas opções. Nas configurações avançadas de vídeo, na janela de resolução de vídeo do ReactOS, o sistema ainda não está implementado como pode ser percebido na imagem correspondente.

Para este teste a resolução de tela utilizada no ReactOS 0.3.4 dentro da maquina virtual VMWare foi de 800×600 e do Windows XP o padrão do notebook, 1280×800, de onde vem a diferença no tamanho das imagens.

Anúncios