Lançamento da versão 0.3.4


Foi lançada oficialmente no dia 22 de janeiro a versão 0.3.4 do ReactOS. Segundo a nota oficial houveram progressos em muitas áreas. Com relação ao ciclo de lançamentos, o mesmo foi reduzido para 2 meses, o que quer dizer que teremos uma nova versão a cada 60 dias. Foi citado que esta mudança foi feita devido a problemas no modelo de desenvolvimento anterior em que uma nova versão avançava muito e que em muitas casos acabava se perdendo compatibilidades já conseguidas. Usando do exemplo de Linus Torvalds no desenvolvimento do Núcleo do Linux, os desenvolvedores do ReactOS resolveram então encurtar o ciclo de novas versões para manter uma maior estabilidade do sistema como um todo.

As novidades da versão 0.3.4 são:

  • Reescrita completa do gerenciador de configurações (config Manager) – suporte ao registro, o que o torna mais compativel com o NT5.2 (Windows 2003);
  • Suporte a SSE e SSE2;
  • novos drives para mouse e teclado ‘plug and play’;
  • atualização das DLL como na versão mais recente do Wine;
  • atualização do suporte a RPC e IDL o que permitira no futuro compatibilidade total com o Microsoft Office;
  • atualizações nos modulos user32, win32k, gdi32, shell32;
  • atualizações nas traduções, linguas e configurações regionais;

Estarei baixando e testando esta nova versão no próximo final de semana. Aguardem no próximo artigo minhas impressões sobre a versão 0.3.4.

Anúncios

One thought on “Lançamento da versão 0.3.4

  1. Êba! Já era hora de acelerarem o ciclo de desenvolvimento. Versões gradientes não ficam acumulando o suspense como as monolíticas. 🙂 E também fazem o processo de correção de bugs mais rápido por levar o código novo logo para o usuário, que pode testar e gerar os relatórios de erro mais cedo!

Comentários encerrados.