Instalação da Versão 0.3.3 em Computador K6-II


Diante do sucesso da instalação da versão 0.3.3 do ReactOS em um computador com processador AMD Athlon e placa-mãe PC-Chips, resolvi repetir a dose e tentar instalar o sistema em um outro computador, agora com processador AMD K6-II e também com placa-mãe PC-Chips. Mantive todos os parâmetros da instalação anterior, dispositivos integrados da placa-mãe ativos e formatação prévia da única partição do disco rígido, porém a operação não foi 100% bem sucedida.


O computador usado neste segundo teste possuía a seguinte configuração:

  • Placa-mãe PC-Chips M598LMR. Este modelo de placa-mãe possui 02 slot tipo PCI, conectores (rabichos) para porta serial e paralela, rede RJ-45, áudio, modem e vídeo.
  • Processador AMD K6-II soquete 7 de 500MHZ;
  • 02 pentes de memória RAM do tipo DIMM PC 133 de 128MB cada, totalizando 256MB;
  • Disco rígido Maxtor de 20GB de capacidade padrão IDE;
  • Disco ótico LG tipo Combo, grava CD e lê DVD;
  • Drive de disquetes de 3,5 ” (1,44MB);
  • Monitor Hyundai de 14″ SVGA;
  • Teclado generico padrão US Internacional e
  • Mouse serial genérico.

A instalação propriamente dita do sistema foi bem sucedida, tendo todos os arquivos de instalação sido copiados para o disco rígido. Porém ao iniciar pela primeira vez, o sistema travou em um ponto da leitura dos arquivos e parou em uma tela preta com o cursor piscando no canto esquerdo superior. Comparativamente à instalação anterior no computador Athlon, substâncialmente em relação ao hardware das duas máquinas, o K6-II do teste não possuía placa de vídeo dedicada, mas sim integrada e utilizando 8MB da RAM principal. Em um primeiro momento poderia atribuir o insucesso de não conseguir rodar o sistema ao chipset de vídeo – o sistema pode ter congelado ao tentar carregar o driver de vídeo, mas como não possuía uma placa de vídeo dedicada para slot PCI, esta dúvida terá de ser sanada em uma outra oportunidade.

Anúncios

4 thoughts on “Instalação da Versão 0.3.3 em Computador K6-II

  1. Legal o seu blog. Você pode trazer muita informação sobre esse novo sistema operacional bem desconhecido nesse país. Provavelmente em 2010, ninguém vai poder reclamar mais de que não tem alternativa ao Windows, porque provavelmente o Wine e o React já estarão estáveis. Sobre a máquina, já tive uma placa-mãe parecida, m748lmrt. Muito ruim, drivers sofríveis até no Windows. É normal que no React não funcione direito. Mas você já comparou o desempenho do Firefox no React e no Windows?

  2. Ah , esqueci.

    Tem como fazer um manual de instalação do React e uma lista dos hardwares compativeis .

    Ah, pelo que eles constam ,logo logo a 0.3.4 sai em dezembro.

  3. Caro ‘goomboom’, foi criado um Wiki (/manual/) para que todos possam colaborar na edição de um Manual com dicas de instalação e uso do ReactOS. Na página principal do blog é só clicar em ‘Manual do ReactOS’ no menu ‘Outros Links’. Nesta mesma área tem link para a tabela de compatibilidade de hardware e software. Assim que for testando melhor o sistema procurarei acrescentar informações. Abraço!

Os comentários estão desativados.